Antonio Palacios

No final do séc. XIX, surgiu na arquitetura o denominado estilo eclético, uma reação contra o neoclassicismo, considerado rígido e pobre em elementos ornamentais. Nesta nova corrente, todos os estilos precedentes se combinavam, mas sem um ideal estético definido. Muitas das principais construções europeias foram edificadas neste estilo, contribuindo para a evolução arquitetônica que se produziria no século seguinte. A partir do momento em que sua fórmula se “esgotou”, por assim dizer, se buscou na Espanha uma nova identidade nacional arquitetônica, baseada nas modernas correntes que começaram a surgir. Neste contexto, a figura de Antonio Palacios (Porriño-1876/Madrid-1945) teve um papel fundamental. Considerado um dos maiores arquitetos da história do país, seu legado pode ser admirado pelas principais ruas da cidade de Madrid, em especial a Calle de Alcalá. Natural de Porriño, um povoado de Pontevedra, Comunidade de Galícia, com tão somente 18 anos veio à capital para cursar a carreira de arquitetura, nela permanecendo para tentar ganhar a vida e aproveitar a intensa atividade imobiliária que se estava desenvolvendo em Madrid naquele momento. Sua primeira obra é considerada um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, o Palácio de Comunicações, situado na famosa Praça de Cibeles.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm sua primeira fase, sua obra caracteriza-se pela estreita colaboração que teve com  Joaquín Otamendi, membro de uma influente família da arquitetos vascos. Ambos venceram um concurso público para a realização da nova sede dos Correios e Telégrafos. O fato do projeto ser o de mais baixo orçamento, aliado à juventude e inexperiência dos arquitetos criou uma grande polêmica, que só aumentou quando começaram a aparecer as formas do novo edifício. Os críticos mais “moderados” disseram que a construção mais parecia uma catedral que uma central do correio. De fato, um cronista da época se referiu ao edifício como “Nossa Senhora das Comunicações“.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAÉ muito complicado definir o estilo de Antonio Palacios, já que foi influenciado por muitas correntes arquitetônicas.Uma delas se relaciona com o arquiteto francês Violet Le Duc e suas concepções medievalistas. Realmente, as torres que rematam o Palácio das Comunicações lembram o formato dos antigos castelos medievais.OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício foi finalizado em 1919, e atualmente tornou-se um símbolo de Madrid. No alto, um aconchegante bar oferece belas vistas do entorno (foto acima). Em 2011, a sede da Prefeitura de Madrid foi levada para a parte traseira do edifício, que passou a denominar-se Palácio Cibeles. Abaixo, vemos uma imagem desta parte da construção, que pode ser visitada nos finais de semana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo vocês podem observar, o projeto do edifício foi um dos mais complexos executados por Palacios. Outra das características do arquiteto foi a incorporação de elementos ornamentais, colaborando para o desenvolvimento das Artes Decorativas, como vemos nas escadas de acesso aos andares superiores do edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, a parte frontal do palácio se transformou num importante centro cultural, com uma rica programação de atividades. Abaixo, vemos uma foto do interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPara saber mais a respeito deste belo edifício, ver a matéria publicada em 13/9/2012. Antonio Palacios também colaborou para que a Calle de Alcalá ficasse conhecida como a rua dos banqueiros com duas construções que levam sua assinatura. A primeira delas é a sede do antigo Banco do Rio da Prata, posteriormente sede do Banco Central.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste edifício foi inspirado na Acrópole de Atenas e impressionam por suas colunas de ordem gigante e as cariátides que decoram a entrada principal. Desde 2006, o edifício é a sede do Instituto Cultural Cervantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA outra sede de instituição financeira executada na Calle Alcalá por Antonio Palacios foi o Banco Mercantil e Industrial. Finalizado somente depois da Guerra Civil, esta foi a última obra que o arquiteto realizou em Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASe até então, a pedra, em especial o granito, foram seus materiais preferidos, neste edifício adota o aço inoxidável como elemento preponderante. Atualmente, o edifício é a sede do Conselho de Cultura e Deportes da Comunidade de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuase em frente ao Instituto Cervantes, podemos apreciar uma das obras mais conceituadas do grande arquiteto, o Círculo de Belas Artes (ver matéria publicada em 9/11/2012).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Círculo de Belas Artes, uma das principais instituições culturais da cidade, foi fundado em 1880 e em 1919 se realizou um concurso para sua nova sede, vencido por Antonio Palacios. O pré-requisito para o projeto salientava que suas dependências fossem capazes de acolher inúmeras manifestações artísticas, critério que o arquiteto soube explorar devidamente. Abaixo, vemos uma foto do interior do edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém de sua variada programação, o local oferece uma das vistas mais espetaculares de Madrid no alto do edifício, na denominada Azotea do Círculo de Belas Artes. Por apenas 4 euros, se pode admirar uma panorâmica estupenda da cidade. A seguir, vemos o Palácio das Comunicações…ou Palácio Cibeles.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

2 respostas em “Antonio Palacios

    • Olá Pedro, obrigado pela visualização do blog e pelo comentário elogioso também !!!!
      Estou pesquisando sobre a foto do Alcázar, e quando puder te informarei com detalhes…uma abraço…

      Roberto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s