Edifício da Prefeitura de Tarazona

A prosperidade econômica no séc. XVI possibilitou a Tarazona a construção de vários edifícios notáveis, caso da sede do Ayuntamiento (prefeitura), também denominada Casa Consistorial. O edifício foi erguido junto as muralhas da cidade, que não se conservaram. O local escolhido foi a Praça do Mercado, atualmente chamada Praça de Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConstruída entre 1557 e 1563, inicialmente cumpriu a função de lonja, isto é, um local de reunião dos comerciantes da cidade. A mediados do séc. XVII, passou a ser utilizada como Casa Consistorial. A parte superior do edifício era usada como um mirante perfeito para assistir aos principais acontecimentos festivos de Tarazona, como a procissão realizada durante as festividades de Corpus Christi e as touradas (na Espanha são chamadas de Corridas de Touros). No séc. XVIII, com a construção da Praça de Touros, o local deixou de ser usado com esta finalidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste impressionante edifício renascentista é considerado uma das obras primas do estilo na Espanha, principalmente por sua espetacular decoração em sua fachada principal. Todos os elementos decorativos representam um programa iconográfico de exaltação imperial relacionado com Carlos I, fato justificado pela morte do monarca que coincidiu com o início da construção deste belíssimo edifício.  Um exemplo desta riqueza ornamental é o friso de gesso de 32m de comprimento que percorre toda a extensão da fachada. Representa a cavalgada de Carlos I, depois que foi coroado Imperador do Sacro Império Germânico em 1530.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém da época inicial de construção do edifício são os 3 escudos que vemos na fachada.  Abaixo, vemos o escudo de Carlos I (lado direito) e o do Reino de Aragón (lado esquerdo).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAE o escudo da cidade de Tarazona

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm cima da porta principal foram representadas de forma alegórica as virtudes da justiça e da sabedoria, como valores relacionados ao bom governo do imperador. Representadas como mulheres, podemos ver suas imagens situadas embaixo dos escudos de Carlos I e do Reino de Aragón. Realmente curiosas são as representações de heróis da mitologia grega na fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANas imagens acima, vemos a Caco roubando o gado de Hércules. O mítico herói grego é considerado o fundador lendário da cidade de Tarazona. Também se relaciona com o próprio imperador Carlos I, já que a Dinastia dos Habsburgos considerava o personagem grego um antepassado direto da família. Por este motivo, o monarca era partidário da representação dos 12 trabalhos  de Hércules, transformados em alegorias da ideologia de poder que o rei encarnava. Em uma das cenas, podemos ver a Hércules lutando contra o Leão de Nemeia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro personagem da mitologia grega, Tubalcaín, foi representado sentado sob uma árvore…

OLYMPUS DIGITAL CAMERADevido ao péssimo estado em que se encontrava, no séc. XVIII se perdeu a parte superior da construção, utilizada como mirante. Entre 1968 e 1973, foi restaurada pelo arquiteto Fernando Chueca Goitia, que se inspirou nas galerias existentes no Monastério de Veruela, situado a poucos quilómetros de Tarazona.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO escritor e poeta Gustavo Adolfo Becquer (Sevilha-1836/Madrid-1870), considerado um dos grandes nomes do movimento romântico na Espanha, registrou a cidade em algumas de suas obras. Por este motivo, foi homenageado com uma placa, que podemos ver em frente da Prefeitura de Tarazona.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu irmão, o pintor Valeriano Becquer, também retratou a cidade em algumas de suas aquarelas num caderno intitulado Expedição a Veruela, quando ambos irmãos passaram uma temporada no conhecido monastério. Mas parece que não foi homenageado com uma placa…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s