Um Passeio por Tarazona – Parte 2

Na Idade Moderna, houve uma proliferação de novas comunidades religiosas em Tarazona, quando se transforma numa cidade conventual com a chegada das Ordens dos Jesuítas, Capuchinos, Carmelitas, etc. Um exemplo dos conventos que podemos ver em Tarazona é o da Concepción, edificado no séc. XVI e que albergava os filhos das famílias nobres da cidade. O templo foi construído ao redor de uma muralha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAntes da chegada destas comunidades, Tarazona contava apenas com duas ordens religiosas na Idade Média, a dos Franciscanos e a dos Mercedários. Tive a ocasião de realizar uma visita guiada pelo interessante e histórico Convento de São Francisco de Assis, a primeira fundação conventual da cidade, situado ao lado da Catedral.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASegundo a tradição, o convento foi fundado pelo próprio São Francisco de Assis, durante o tempo que esteve em Espanha, realizando a peregrinação a Santiago de Compostela no ano 1214. No entanto, a documentação conservada não permite afirmar sua criação como anterior a 1270.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA primitiva igreja conventual, edificada no séc. XIV, foi reformada entre 1523 e 1542. Abaixo, vemos imagens de sua nave.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANas laterais da nave, podemos observar várias capelas. A Capela Maior, situada no centro da nave, foi construída durante as reformas realizadas no séc. XVI. Já o Retábulo Maior é barroco do séc. XVII. A imagem da Imaculada Conceição preside o conjunto, realizado para exaltar a Ordem Franciscana, com alguns de seus santos mais conhecidos, como São Francisco de Assis, São Bernardino de Siena e Santo Antônio de Pádua.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO final da vida conventual ocorreu com a Desamortização de Mendizábal em 1836. Logo depois, o local foi transformado num hospital e muitas dependências do anterior convento se perderam, com exceção da igreja, transformada em paróquia no séc. XX, e do claustro, caracterizado por sua simplicidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANuma visita a Tarazona, é obrigatório conhecer a Antiga Praça de Touros, uma das mais originais do país e também uma de suas praças históricas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFoi inaugurada em 1792 e na época se denominava Praça Nova, pois as corridas de touros eram realizadas na Praça do Mercado, em frente da Prefeitura de Tarazona, como vimos na última matéria. Possui uma planta octogonal e está cercada por um conjunto residencial, fato que a torna realmente uma Praça de Touros diferente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEstas residências foram habitadas desde a origem da praça, situadas ao redor do espaço central onde eram realizadas as corridas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO acesso ao interior da praça se realiza através dos 4 túneis existentes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Velha Praça de Touros de Tarazona integra a uma associação denominada União das Praças de Touros Históricas de Espanha, erguidas antes de 1800, como as de Aranjuez, Ronda e Sevilha.

DSC01316

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s