A Catedral de Tarazona

O visitante que chega a Tarazona para conhecer seus atrativos turísticos não pode deixar de visitar a Catedral de Nuestra Señora de la Huerta, considerada o principal monumento da cidade. Depois de um longo e custoso processo de restauração, quando esteve fechada ao público durante vários anos, em 2011 foi reaberta e atualmente pode ser vista em todo seu esplendor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois da reconquistada em 1119, foi restabelecido o culto e sua sede episcopal, razão pela qual iniciou-se a construção de uma catedral. O templo foi edificado fora das muralhas de Tarazona, junto às hortas da cidade, motivo da explicação de seu nome. Iniciada a mediados do séc. XII, foi consagrada em 1235. Esta primitiva igreja românica situou-se num lugar sagrado, pois achados arqueológicos confirmaram a existência de templos anteriores, tanto de época romana, quanto do período visigodo. No entanto, esta igreja foi logo substituída por uma construção gótica, realizada por mestres franceses.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA construção da Catedral de Tarazona se alargou durante vários séculos, em virtude das guerras civis que assolaram o território, momento em que sofreu prejuízos à sua estrutura. Os variados estilos que conformam o conjunto são o resultado do longo processo construtivo e de suas inúmeras reformas. Tarazona possuiu, durante a Idade Média, um grande contingente de população mudéjar (os muçulmanos que permaneceram no país, após a reconquista), que deixaram um legado arquitetônico que podemos admirar em muitos monumentos da cidade, bem como em sua bela catedral.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das reformas realizadas ocorreu no séc. XIV, quando o estilo mudéjar foi incorporado ao templo, como no cimbório. No exterior, está formado por quatro corpos descendentes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro elemento de destaque é a torre, formada por três partes distintas. O primeiro corpo pertence ao gótico, feito de pedra. O segundo, de tijolo, é mudéjar e o terceiro foi construído em 1588, durante a época renascentista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos imagens de sua entrada principal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro local de grande relevância artística é o claustro. De notáveis dimensões, nele destaca o maravilhoso trabalho escultural de gesso, que podemos admirar em todo seu perímetro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO claustro foi reconstruído no começo do séc. XVI dentro do estilo gótico-mudéjar. Abaixo, uma imagem do interior do claustro…

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa próxima matéria, veremos o interior da Catedral de Tarazona. Até lá !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s