O Cipotegato de Tarazona

Imaginem-se vestidos (as) com um traje amarelo, verde e vermelho, similar a de um arlequim. Até aí, nenhum problema, desde que vocês estejam numa festa fantasia. O problema começa quando, na realidade, vocês se encontram dentro do edifício da prefeitura de sua cidade. Algo, por si só, no mínimo, hilariante. Do lado de fora do edifício, uma multidão espera ansiosa sua saída na praça mais importante da localidade, uma situação que deve beirar o pânico. Mas o pior vem em seguida. Amparado (a) apenas por seus mais fiéis amigos, vocês devem percorrer um trajeto em que são o alvo preferencial de uma chuva de tomates, vindos de todas as direções. Seu único consolo é que é uma verdadeira honra poder realizar esta indigesta tarefa, pois vocês representam um dos personagens mais tradicionais de sua cidade. Caso a cumpra com êxito, serão considerados (as) um herói ou heroína, sendo celebrados (a) por todos. Bem, esta curiosa e singular cena realmente acontece todos os anos na cidade de Tarazona, precisamente no dia 27 de agosto, no início das festividades de San Atilano, o santo padroeiro da cidade. O personagem em questão possui um nome deveras estranho, o Cipotegato.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta tradicional festa tornou-se uma das referências de Tarazona, e atrai a cada ano um número maior de visitantes. Em 2009 foi declarada de Interesse Turístico Nacional, e se realiza na Praça de Espanha da cidade, em frente ao belíssimo Edifício do Ayuntamiento. O Cipotegato possui uma história de mais de 300 anos, ainda que sua origem é incerta e cheia de controvérsias. Uma das explicações de sua origem o vincula a um personagem da corte (bufón),  que era o alvo preferido do escárnio do rei, que lhe atirava seguidamente tomates na cara. Para proteger-se, começou a utilizar uma máscara que lhe dava um aspecto de gato. O certo é que o personagem se vai transformando com o tempo. Até 1942, o Cipotegato perseguia as crianças para deixar livre o caminho para as procissões religiosas realizadas durante as festas do santo padroeiro, uma tarefa parecida à realizada por outros personagens folclóricos conhecidos da Espanha, os Gigantes e os Cabeçudos. A partir de então, passa a ser perseguido pelas crianças, que ao vê-lo saindo da prefeitura, lhe jogavam restos de tomates que haviam na Praça de Espanha, local onde antigamente se realizava o mercado livre da cidade. Abaixo, vemos o Monumento ao Cipotegato, localizado na citada praça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Cipotegato pode ser considerado também um sobrevivente dos festejos organizados e regulamentados pelas autoridades eclesiásticas desde o século XVI até o XVIII, originados em antigas tradições medievais. Se antigamente encarnar o personagem era algo humilhante, atualmente é uma honra representá-lo. Para tanto, existe um sorteio anual entre os interessados. No último realizado, para escolher o Cipotegato de 2016, foram inscritos um total de 144 pessoas. A festa, tal e qual a conhecemos, como uma chuva de tomates, iniciou-se em 1984, e conta com a participação de toda a população da cidade. Infelizmente, não tive a oportunidade de presenciá-la, pois as datas de minhas visitas a Tarazona não coincidiram com a festa. Mas vocês poderão satisfazer a curiosidade, pois no YOU TUBE existem vários vídeos do Cipotegato de Tarazona. Com esta matéria, finalizamos a série sobre esta encantadora cidade da Comunidade de Aragón. Espero que tenham gostado…

2 comentários Adicione o seu

  1. Liana disse:

    Te agradeço pelos ótimos posts…é ótimo poder viajar mesmo estando no Brasil!

    1. Obrigado Liana, por visitar o meu blog e pelo comentário também !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s