Museu Pablo Gargallo – Zaragoza

Apesar de que a obra de Pablo Gagallo se encontra distribuída em vários museus do mundo, um lugar obrigatória para se conhecê-la em profundidade é o museu a ele dedicado, situado na Praça de San Felipe, em Zaragoza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Museu Pablo Gargallo está sediado numa antigo palácio renascentista, com elementos próprios do barroco, e que por si só representa uma das grandes atrações culturais da cidade. O chamado Palácio de Argillo foi projetado por Juan de Mondragón e construído entre 1659 e 1651 como residência para D.Francisco Sanz de Cortés, Marquês de Villaverde e Conde de Atarés e Morata. Em 1837, foi adquirido pela Condessa de Argillo, de quem possui atualmente o nome. A partir de 1860, funcionou como o Colégio de San Felipe, função que ocupou durante quase um século. Em 1943, o palácio foi declarado Monumento Nacional e finalmente em 1977 foi comprado pela Prefeitura de Zaragoza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Museu Pablo Gargallo foi criado depois de um acordo entre os familiares do artista, que doaram um grande número de esculturas, desenhos e documentação bibliográfica, e a Prefeitura da cidade, que se responsabilizou pelas obras de restauração e adaptação do Palácio de Argillo para sediar o novo museu, inaugurado em 1985.

20150816_124223O edifício consta de um grande pátio central, onde foram colocadas algumas de suas obras mais conhecidas, cercado por galerias e colunas. Seu acervo é bastante representativo de todas as etapas artísticas de Pablo Gargallo, acolhendo a maior quantidades de obras do escultor em todo o mundo.

20150816_12393120150816_124152OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 2012, o Museu Pablo Gargallo recebeu o Certificado Herity, graças à excepcionalidade de sua coleção, assim como pelas modernas instalações disponíveis, que nos permitem aprofundar no conhecimento de sua vida e obra.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém do mais, o museu organiza periodicamente um amplo programa de atividades didáticas e de exposições temporárias, dedicadas à Escultura Moderna e Contemporânea.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANas proximidades do museu podem ser vistas várias obras de Pablo Gargallo, que foram colocadas em pleno centro de Zaragoza. Duas delas decoram a fachada principal do palácio, representando dois atletas montados a cavalos, que foram encarregados ao artista para a Exposição Internacional de Barcelona de 1929. Ambas esculturas ficaram expostas no Estádio Olímpico de Montjuich, onde permaneceram até 1981. Com a abertura do museu, foram trazidas para Zaragoza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s