Os Gravados de Goya: Tauromaquia

Como muitos espanhóis de sua época, Goya era um apaixonado pela caça e o mundo dos touros. Em relação a este último aspecto, realizou uma série de gravados intitulado Tauromaquia. A série está composta por 33 lâminas, e foi posta à venda em 1816. Goya aborda o tema de uma perspectiva diferente àquela comumente realizada nos gravados taurinos daquele período. Confere um destaque maior na luta do homem contra o animal, em cenas de intenso dramatismo, com a morte como desenlace final.

20150816_112346Nos primeiros gravados da série, o pintor nos mostra a evolução histórica das chamadas Corridas de Touros, cuja origem parece estar relacionada com as atividades de caça contra os animais selvagens, promovidos pelos antigos habitantes do território espanhol, os iberos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASegundo a tradição taurina, os muçulmanos assentados na Península Ibérica desde o séc. VIII também contribuíram com vários elementos adotados posteriormente nas corridas de touros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA20150816_112313Goya representa também cenas em que valoriza a coragem dos toureiros famosos, bem como sua agilidade e atrevimento em manobras ousadas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA técnica pictórica do claro-escuro enaltece o drama das cenas…

20150816_112339Os acontecimentos trágicos de seu tempo foram retratados por Goya nesta série como a morte do toureiro Pepe Illo, falecido em 1801, depois de levar uma chifrada fatal em plena Praça de Touros de Madrid. Esta praça situava-se próxima à Porta de Alcalá

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA série Tauromaquia obteve um escasso êxito na época, quando praticamente não obteve compradores na Espanha. Por este motivo, boa parte da primeira edição destes gravados foram parar no estrangeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s