Antequera – Província de Málaga

No final do ano passado regressei à Comunidade de Andalucía para conhecer uma de suas cidades mais monumentais, Antequera. Localizada ao norte da Província de Málaga, Antequera possui um pouco mais de 40 mil habitantes, dado que a torna a maior cidade do interior da província, e também a que possui a maior superfície.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs casas brancas, típicas dos povoados do sul da Espanha, se misturam com igrejas e conventos, criando uma paisagem urbana das mais atraentes. Antequera se assenta aos pés da denominada Serra de El Torcal e surpreende pela riqueza de suas construções, que abarcam milhares de anos de história.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Serra de El Torcal compreende uma reserva natural maravilhosa e de grande importância geológica, pois constitui uma das formações Kárticas mais surpreendentes da Europa. Infelizmente, não tive tempo de visitá-la, devido ao grande número de lugares de interesse existentes na cidade, e o reduzido tempo de que dispunha. Uma das formações rochosas mais conhecidas é a Peña de los Enamorados, que pode ser vista desde muitos pontos da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERALocal enigmático e de numerosas lendas, a Peña de los Enamorados atrai constantemente nosso olhar por sua beleza. Uma das lendas mais famosas relacionadas com esta singular montanha nos relata a história de amor entre uma bela princesa moura, chamada Tazgona, e um soldado cristão, chamado Tello. Durante a reconquista,  quando a cidade estava dominada pelos muçulmanos, Tello foi aprisionado nas masmorras da alcazaba. Um dia, recebeu a visita da filha do rei moro e ambos se apaixonaram no mesmo instante. O amor despreza os riscos e o perigo, e a bela princesa ajudou o soldado cristão a escapar, e os dois fugiram. O pai da princesa organizou um batalhão para encontrá-los, algo que realmente sucedeu aos pés da montanha. Encurralados e indefesos, subiram no cume da montanha e, de mãos dadas, preferiram se jogar ao vazio que separarem-se, pois o casamento entre indivíduos de crenças distintas estava proibido naquele tempo. A história foi o tema de diversas representações artísticas, como neste quadro pintado em 1885 por Eduardo Lucas Moreno, que pode ser visto no museu da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAntequera divide-se em duas zonas facilmente identificadas. Na parte alta da cidade, se encontra a  zona mais antiga, composta pelo recinto militar árabe, ou Alcazaba.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA parte baixa foi construída depois da reconquista da cidade no séc. XV, e possui uma grande quantidade de monumentos para se conhecer.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAntequera foi fundada pelos romanos com o nome de Antikaria. Deste período se conservam vários restos arqueológicos. Na etapa árabe, tornou-se uma importante medina muçulmana, quando passou a chamar-se Medinat Antaqira, momento em que se edifica o recinto militar da alcazaba. A cidade foi reconquistada em 1410 pelo Infante Don Fernando, apelidado  de “El de Antequera“. A partir de então, torna-se uma próspera cidade andaluza, com uma grande quantidade de construções religiosas de altíssimo nível artístico. A religiosidade do lugar pode ser  observada não só nas igrejas e conventos, como também nos painéis de santos espalhados pelo centro urbano. As imagens mais veneradas representam o Padroeiro da cidade, o Cristo da Saúde e das Àguas

OLYMPUS DIGITAL CAMERAE de Santa Eufemia, Padroeira de Antequera….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAntequera está muito bem comunicada com as principais cidades do país. Desde Madrid existem trens de alta velocidade que nos permitem chegar à cidade de forma rápida e confortável. O único problema é que a Estação Ferroviária de Antequera se encontra afastada do centro histórico e tive que pegar um táxi para chegar ao hotel. Abaixo, uma imagem da estação de trem…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs primeiros povoadores que se assentaram em Antequera deixaram impressionantes registros de sua passagem na região. Um dos principais atrativos turísticos da cidade correspondem a templos megalíticos de fama mundial, os Dólmenes de Antequera, cuja história veremos no próximo post.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s