Alcazaba de Antequera

Sobre as antigas construções da Antequera Romana e posteriormente da Visigoda, os muçulmanos se assentaram na parte alta da cidade a partir do séc. VIII, o lugar mais antigo conservado desta cidade monumental. Construíram, então, um recinto militar fortificado que se conhece como Alcazaba.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma Alcazaba, das quais se conservam várias em Andalucía (em Málaga, por exemplo) constitui um sistema militar de caráter defensivo, e utilizado também como residência do governante árabe da cidade. No caso da Alcazaba de Antequera, está composta de duas partes: a Alcazaba propriamente dita, situada na parte mais elevada do conjunto, e as muralhas que a cercam.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu aspecto atual data do séc. XII. Um século depois, a Dinastia Nazarí de Granada reforça o recinto com a construção de novas torres separadas da muralha principal, conhecidas pelo nome de Torres Albarranas, que vemos na parte inferior direita da foto abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma porta permite o acesso ao interior da Alcazaba, com suas dependências e jardins.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante o período nazarí, Madinat Anteqira alcançou um período de grande prosperidade, que levou a um grande crescimento urbano e demográfico, com consequências positivas para o recinto da Alcazaba. A Torre de Homenagem, por exemplo, foi edificada no séc. XI e reconstruída em época nazarí. Abaixo, vemos uma imagem desta bela torre.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAos pés da Torre de Homenagem, situa-se o Pátio de Armas….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos algumas fotos do interior da torre.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADo outro lado da Torre de Homenagem, vemos a Torre Blanca, que impressiona por sua solidez. Foi construída no séc. XIII, também durante a Dinastia Nazarí.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA parte alta da muralha possui um caminho onde podemos transitar pelas duas torres. Abaixo, vemos a Torre Blanca vista do interior da Torre de Homenagem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAGraças à sua localização, a Alcazaba de Antequera oferece uma completa vista da cidade…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEssa fortaleza, com suas ampliações e reformas realizadas ao longo do tempo, a tornaram extremamente complicada de ser vencida. Quando finalmente Antequera foi conquistada em 1410, depois de 5 meses de assédio, os castelhanos consideraram a vitória uma das mais importantes do processo de Reconquista, que acabaria culminando na toma de Granada em 1492. No próximo post, conheceremos um pouco da muralha medieval da cidade, e algumas das belas portas de acesso que ainda hoje podemos contemplar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s