Palácios de Antequera

A partir do séc. XVI, além da grande quantidade de instituições religiosas que se assentaram em Antequera, começaram a ser construídos também inúmeros palácios para a nobreza local. Neste post, veremos alguns deles. O Palácio dos Marqueses de la Peña de los Enamorados foi erguido a partir de 1574.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAModelo de fortaleza urbana, caracteriza-se pela austeridade de sua fachada exterior, com duas torres que servem de mirante nas esquinas do palácio. Apresenta um certo aspecto de construção mudéjar. Durante sua visita à cidade em 1862, a rainha Isabel II e o então Príncipe de Astúrias Alfonso XII se hospedaram neste palácio. No séc. XX, passou por uma grande reforma e ampliação para tornar-se a sede de um colégio interno dos padres carmelitas. No interior, vemos um belo pátio formado por colunas toscanas, reformado durante as últimas obras de restauração, e uma fonte central.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO séc. XVIII foi um período de grande atividade construtiva para as classes elitistas de Antequera, e muitos palácios foram sendo levantados. A Casa de Don Trinidad de Rojas, historiador e poeta da cidade, foi erguida nos primeiros anos do século. Possui três andares, cada qual com suas respectivas janelas. Os vãos do térreo e do andar principal foram adornados com frontoes triangulares característicos da arquitetura civil da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos mais importantes Palácios de Antequera pertenceu ao Marquês de Villadarías. Construído entre 1711 e 1716, destaca-se pela monumentalidade e tamanho de sua fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua construção foi ordenada por D.Francisco del Castillo y Fajardo, capitão geral do exército de Andalucía e Valencia durante o reinado de Felipe V, e condecorado com o título de Marquês de Villadarías. Em suas dependências foram acolhidos diversos personagens reais, como o próprio Felipe V, Fernando VI e o francês José Bonaparte.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANuma das vezes que passei diante do edifício, encontrei a porta aberta e pude olhar rapidamente pelo grande pátio de colunas do interior e tirar algumas fotos…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADe 1715 é o Palácio do Marquês de Villanueva del Castillo. Apesar do nome, foi construído pelo Marquês de Santisteban, cujo escudo vemos na fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPosteriormente, foi adquirido pelo Marquês de Villanueva. A fachada se caracteriza pelo emprego do tijolo e da pedra calcária, que decora a porta e o andar principal do palácio. Cada andar da estrutura possui menor altura que o imediatamente inferior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém feito de tijolo e pedra calcária, a Casa do Barão de Sabasona foi levantada entre 1722 e 1724. Com 5 eixos e três andares, foi projetado pelo arquiteto Alejandro José de Vegas. Como elemento decorativo principal vemos os frontoes, que ao invés de serem triangulares como de costume, adotou o Arco Conopial, típico da arquitetura gótica. Depois que a família proprietária abandonou o palácio, foi utilizado com várias finalidades e atualmente está ocupado por um colégio público.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos a matéria com um palácio que, provavelmente, foi completamente reformado, adquirindo um aspecto moderno. Mas esta afirmação é mera suposição, pois não consegui encontrar nenhum dado sobre o imóvel….

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Uma resposta em “Palácios de Antequera

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s