Último Passeio por Antequera

Definitivamente, Antequera merece o adjetivo de monumental, graças ao seu imenso patrimônio histórico e artístico, como pudemos ver nesta série de posts. Muitos outros lugares da cidade não tive a oportunidade de conhecer, por falta de tempo. Mas no último passeio que realizei pela cidade, pude visitar  outros locais interessantes, como sua bela Praça de Touros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO espetáculo taurino mais antigo celebrado na cidade de que se tem notícia ocorreu em 1509, na Praça de San Sebastián. A antiga Praça de Touros, chamada de San Francisco, acolheu as corridas realizadas até mediados do séc. XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO atual coso taurino, como muitas vezes se designa a Praça de Touros, foi inaugurado em 1848. Em 1984, uma ampla reforma que durou duas décadas, fez com que adquirisse o aspecto de uma praça andaluza de finais do séc. XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Praça de Touros de Antequera possui um interessante Museu Taurino inaugurado em 1986 e um curioso restaurante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO calendário festivo da cidade é intenso, destacando a Semana Santa, com várias procissões onde o fervor religioso da cidade pode ser observado. Um monumento às festas realizadas neste período embeleza uma de suas ruas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAntequera possui um patrimônio religioso invejável, com igrejas e conventos de uma beleza inigualável. Muitos ainda são frequentados por freiras de clausura, enquanto outros foram transformados em centros culturais. O antigo Convento de Santa Clara, fundado por monjas Clarissas pertencentes à Ordem Franciscana em 1603 é um exemplo. Desde 2009, é utilizado como local em que se pode ver exposições e varias atividades culturais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Real Monastério de San Zoilo, declarado Bem de Interesse Cultural, sedia atualmente a Biblioteca Municipal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConsiderado um dos monumentos mais antigos preservados da cidade, sua construção foi ordenada pela rainha Isabel La Católica em 1500. Em 1515 finalizaram-se as obras, cujo projeto foi realizado pelo arquiteto toledano Enrique Egas. Do que foi o extenso convento franciscano, se conserva a igreja e o importante claustro gótico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO claustro se compõe por dois níveis de galerias. Originalmente as colunas, feitas de arenito, estavam decoradas com capitéis historiados. No começo do séc. XVIII foram substituídas pelas que se conservam hoje em dia, de Ordem Toscano e talhadas em pedra calcária vermelha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a escada de acesso ao nível superior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO claustro do Real Monastério de San Zoilo pode ser visitado a partir da bela Praça de Plácido Fernández Viagas, que vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPara recuperar do esforço de caminhar durante vários dias, nada melhor que um bom vinho e uma saborosa comida local. Num dos restaurantes em que estive, vi uma enorme maquete da cidade, totalmente feita à mão. Com 24 metros quadrados e 15 anos de trabalho, é considerada a maior da Espanha, representando uma cidade no séc. XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVoltei a Madrid com a esperança de retornar a esta encantadora cidade da Província de Málaga algum dia, porque Antequera merece ser visitada várias vezes. Motivos não faltam…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s