Os Jardins do Descobrimento – Madrid

Em plena Calle Serrano se encontra um interessante espaço cultural, os Jardins do Descobrimento. Nele, vemos diversos monumentos relacionados ao Descobrimento da América pelo navegante genovês Cristovão Colombo. Na realidade, os jardins estão situados entre a Calle Serrano e a Plaza de Colón (como é chamado na Espanha o descobridor do continente americano). Ocupam o solar da antiga Fábrica da Moeda e Timbre, que foi demolida em 1970 para a construção do jardim, e levada a outro local. Os Jardins do Descobrimento foram inaugurados em 1977 dentro do plano de reforma desta zona de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte que dá para a Calle Serrano foram colocadas estruturas de concreto realizadas por Joaquín Vaquero Turcios que homenageiam o Descobrimento da América.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFormadas por 4 grandes blocos de concreto, a obra se assemelha às caravelas utilizadas por Colombo. Em cada uma delas existem inscrições com fatos relacionados ao descobrimento, bem como os nomes de todos aqueles que participaram do acontecimento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutras esculturas servem de homenagem a importantes personagens históricos da Marinha Espanhola, como D.Blas de Lezo y Olavarrieta (1689/1741), Tenente Geral da Armada da Espanha. O monumento foi inaugurado em 2014, durante o reinado do atual monarca Felipe VI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra figura fundamental da história da Marinha Espanhola foi Jorge Juan Santacilia (1713/1773), chefe da esquadra da Real Armada, cujo destaque nos âmbitos científicos e técnicos da navegação possibilitaram um grande avanço na arte de cruzar os mares do mundo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADo outro lado do jardim, na Plaza de Colón, situa-se o Monumento a Cristovão Colombo,construído entre 1881 e 1885 por Arturo Mérida e Jerónimo Suñol, mas  inaugurado somente em 1892. No pedestal foram esculpidos em cada um de seus lados cenas relacionadas ao projeto do famoso navegante. No centro do jardim foi colocada uma enorme bandeira da Espanha. Com 300 metros quadrados, é considerada a maior do país. Abaixo, vemos o monumento e a bandeira…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAGrande parte da área do jardim serve de cobertura para o Centro Cultural de la Villa Fernán Gómez, construído em seu subsolo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO centro conta com auditório, espaços para exposições temporárias e uma grande oferta cultural. No subsolo foi construído também um estacionamento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s