Museu Arqueológico Nacional – Madrid

Um dos mais importantes museus de todo o país, o Museu Arqueológico Nacional está localizado na Calle Serrano, ao lado dos Jardins do Descobrimento, e sua visita é obrigatória para todas as pessoas que desejam conhecer o passado histórico da Espanha. Depois de permanecer fechado durante 2008 e 2013 para um grande processo de reformas, o museu foi reaberto com as mais modernas instalações, e sua importância se deve não só a enorme quantidade de objetos de seu acervo, como também pela qualidade e conservação das peças expostas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Museu Arqueológico Nacional encontra-se sediado numa imensa construção do séc. XIX, que acolhe também a Biblioteca Nacional, do lado que dá para o Paseo de Recoletos. Por este motivo, o edifício recebeu o nome de Palácio da Biblioteca e Museus Nacionais

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a fachada lateral do edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta fundamental instituição foi criada em 1867 pela rainha Isabel II , com a finalidade de recuperar a história do país, uma tendência que surgiu em vários outros países europeus na época. Isso porque, até então, a antiguidade greco-romana ocupava o papel preponderante nas coleções particulares e nos nascentes museus públicos do período. Abaixo, vemos um quadro da monarca, atribuído ao pintor Bernardo López (1799/1874), que o realizou em 1850, e que pode ser visto no museu.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu objetivo inicial era reunir os bens culturais mais representativos da história espanhola que estavam dispersos em várias outras instituições, em alguns casos em condições de abandono. Desde então, sua coleção foi ampliada de forma espetacular, e atualmente está composta por mais de 1 milhão e 300 mil peças.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInicialmente, o Museu Arqueológico esteve situado no Casino de la Reina, inaugurado em 1871. A partir de 1893, passou a ocupar seu lugar atual. Durante a Guerra Civil Espanhola, sua coleção foi protegida desmontando-se as instalações e embalando todas as peças, como vemos na foto a seguir.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém do mais, o museu constituiu-se no núcleo fundamental no desenvolvimento da ciência arqueológica na Espanha. Seu imenso espaço expositivo está composto por 40 salas, e abrangem desde a pré-história até a História Moderna, com inúmeras peças referentes encontradas em vários lugares do país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém das salas dedicadas à cultura espanhola, o museu conta com uma prestigiada coleção relacionada às mais importantes civilizações da antiguidade, como a grega, egípcia, mesopotâmica, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPossui uma impressionante biblioteca arqueológica formada por mais de 120 mil livros, impressos desde o séc. XV. Para os afortunados visitantes do museu, se pode descarregar um guia interativo do museu no celular, uma aplicação gratuita. A entrada custa apenas 3 euros, e certamente sua visita deixará a todos (as) impressionados (as), tamanha a oferta e qualidade deste museu de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir do próximo post, vocês terão a oportunidade de realizar um trajeto pelas dependências do museu, conhecendo os diversos períodos históricos da Espanha, bem como as principais peças que integram sua coleção permanente. Não percam !!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s