Catedral de Jerez de la Frontera

Um dos monumentos mais importantes de Jerez de la Frontera, a Catedral de San Salvador se alça bem próximo ao Alcázar, que vimos na matéria anterior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA igreja, até o ano de 1980 uma colegiata, foi elevada ao nível de catedral pelo Papa João Paulo II, quando se constituiu a diocese da cidade. Uma estátua do pontífice comemora o acontecimento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAntigamente, havia uma construção anterior do séc. XII que foi erguida sobre a mesquita maior de Jerez de la Frontera. Este edifício, devido ao seu péssimo estado de conservação, foi substituído pelo atual, construído a partir do ano de 1695. Da primitiva igreja, existe escassa documentação, e a única parte que dela se conservou é a torre. Atualmente se especula que poderia ter sido o antigo minarete da mesquita.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA torre possui dois níveis diferenciados. O primeiro, que vai até o primeiro vão que vemos acima, foi construído no séc. XV no estilo gótico-mudéjar. O nível superior pertence ao séc. XVIII. A obra da catedral durou mais de 80 anos em ser completada. O projeto inicial se deve ao arquiteto Diego Moreno Meléndez, mas acabou sendo finalizada por Torcuato Cayon de la Vega.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua construção foi patrocinada pelo Cardeal Arias, mas contou também com o auxílio econômico de papas (Inocêncio XIII e Benedito XIII) e dos monarcas Carlos II, Juan I e Carlos III. A Catedral de Jerez de la Frontera foi consagrada em 1978, exatamente duzentos anos depois de sua inauguração.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPossui três fachadas com uma rica ornamentação barroca, sendo que a principal é a mais decorada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a cúpula que remata a estrutura vertical do templo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior desta bela catedral veremos no próximo post…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s