Catedral de Jerez de la Frontera – Parte 2

A construção da Catedral de Jerez de la Frontera foi possível graças ao imposto sobre o Vinho Jerez, aprovado pela coroa espanhola. Seu imponente interior está constituído por 5 naves, sustentadas por grossas pilastras.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApresenta uma estrutura gótica com a denominada Planta de Salão. As naves possuem alturas distintas, a central mais alta que as laterais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA 40m de atura se ergue sua belíssima cúpula, de formato octogonal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA catedral possui arbotantes, uma estrutura plenamente gótica, ainda que seu emprego não fosse habitual na época em que se construiu o templo (séc. XVII e XVIII). Isso se deve ao derrubamento da cúpula. Para aguentar o peso da nova, foram utilizados os arbotantes como meio de sustentação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANeste fatídico desastre, uma imagem de Cristo salvou-se graças a uma viga que, a partir de então, passou a ser conhecida como Cristo da Viga. O interior da catedral está repleto de obras de arte de grande interesse histórico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos um altar gótico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEntre os quadros, chama a atenção o que vemos abaixo (séc. XVII), com a representação da última comunhão do rei Fernando III, denominado El Santo, que teve grande importância no processo de reconquista, quando conquistou várias cidades espanholas sob domínio muçulmano, como por exemplo, Sevilha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADo escultor José de Arce (Flandes-1600/Sevilha-1660), de origem flamenca, a catedral possui interessantes obras. De grande capacidade e merecida fama, José de Arce casou-se por segunda vez em Jerez de la Frontera e sua obra representa o triunfo da estética barroca. Na sequência vemos imagens de São Bruno e São João Batista realizadas pelo artista, ambas do séc. XVII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos com uma foto do claustro

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s