O Tio Pepe

Diariamente, os milhares de turistas que cruzam a famosa Puerta del Sol de Madrid certamente reparam num de seus símbolos mais emblemáticos, o luminoso cartaz publicitário do Tio Pepe. Na realidade, o Tio Pepe é uma marca de Vinho Jerez da Bodega de González Byass, situada em Jerez de la Frontera.

DSC03506Este anúncio de neon foi colocado na praça em 1935, e na época eram abundantes em todas as grandes cidades da Europa. Inicialmente, foi instalado no edifício número 1 da praça, propriedade do Hotel Paris, que acabou fechando suas portas em 2006. Abaixo, vemos uma foto antiga anterior a 1935, na qual vemos o hotel, mas o Tio Pepe ainda não havia sido colocado no alto do imóvel.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom o fechamento do hotel, o edifício permaneceu abandonado vários anos, até que em 2011 o cartaz foi desmontado para sua restauração, assim como o edifício. A imagem que segue realizei alguns anos atrás, antes da reforma do cartaz do Tio Pepe.

DSC01999Depois de devidamente reformado, o edifício passou a ser propriedade da empresa americana Apple, que inaugurou sua maior loja da Espanha, mas que não tinha nenhum interesse na colocação do cartaz no alto do edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante algum tempo, a tristeza se apoderou dos madrilenhos com o desaparecimento do Tio Pepe, e todos se perguntavam qual teria sido seu destino. Felizmente, logo voltou a reaparecer na Puerta del Sol, desta vez no edifício do Corte Inglês

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma ordenança municipal contra a “poluição visual” na cidade quase custou a vida do Tio Pepe, mas seu caráter histórico e suas conotações sentimentais fizeram com que fosse indultado pela prefeitura. Em minha recente viagem à Jerez de la Frontera pude ver, ao menos do lado de fora, a histórica Bodega de González Byass, mas lamentavelmente não pude realizar a visita guiada ao seu interior, pois já se encontrava fechada quando lá cheguei.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Bodega González Byass é uma empresa familiar pertencente à quinta geração da família González. Fundada em 1835 por Manuel María González Ángel, em 20 anos tornou-se a primeira bodega exportadora de Vinho Jerez da Espanha. Uma de suas marcas mais conhecidas é justamente a do Tio Pepe, cujo logotipo formado por uma garrafa de vinho fino com um sombreiro e uma jaqueta vermelha transformou-se numa das figuras com maior êxito da publicidade espanhola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Vinho Jerez, em inglês Sherry, é produzido nas Províncias de Cádiz e Sevilha, e a cidade de Jerez de la Frontera lhe proporcionou o nome. Faz parte das Denominações de Origens Históricas, como o Vinho do Porto, da Rioja, o  Cognac, etc. Parece que sua uva foi trazida pelos fenícios há mais de 3 mil anos atrás. Em 2010, a Bodega Gonzáles Byass recebeu o prêmio de melhor bodega do mundo, concedido pela International Wine & Spirit Competition.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAByass era o sobrenome de um dos mais importantes sócios da família, um renomado comerciante de vinhos da Inglaterra. Bem em frente à bodega, foi colocada uma estátua em homenagem ao criador do Tio Pepe, um dos símbolos de Jerez de la Frontera e também de Madrid

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s