Na parte nordeste da Província de Cádiz situa-se uma belíssima região repleta de atrações naturais, a denominada Serra de Cádiz. Está formada por 19 pueblos com sua característica arquitetura branca em torno ao Rio Guadalete, que lhes confere uma certa unidade paisagística. Arcos de la Frontera, o maior povoado da comarca com cerca de 30 mil habitantes, é a porta de entrada para se conhecer esta zona maravilhosa da Comunidade de Andaluzia.
Sua peculiar localização, no alto de uma imponente formação rochosa, proporciona à `cidade um encanto irresistível. A própria montanha onde se assenta, a Peña de Arcos, foi declarada Monumento Natural, e as vistas que se contemplam desde o alto são incríveis.
Não por acaso, Arcos de la Frontera sempre aparece na lista dos mais belos pueblos da Espanha. Além disso, possui um rico passado, quando tornou-se a capital de um Reino de Taifas no séc. XI (Taifa de Arcos) e um ducado a partir do séc. XV.
O povoado destaca-se também pela importância de seu patrimônio histórico, formado por muralhas, igrejas, casas senhoriais, onde podemos apreciar os estilos gótico, renascentista e barroco.
A proximidade com o Lago de Arcos permite a prática de esportes náuticos.
O seu traçado urbano, com ruas estreitas e empinadas, se originou na época árabe. Os grandes desníveis existentes constituem uma excelente maneira de exercitar-se, mas a beleza do lugar compensa todo o esforço.
Arcos de la Frontera é um povoado protegido, pois foi declarado Conjunto Histórico-Artístico. Quando lá estive, pude admirar um magistral presépio, realizado com grande delicadeza e variedade nos detalhes.
A cidade dista apenas 67 km da capital provincial, Cádiz, e próxima também de Jerez de la Frontera. Pela facilidade de acesso, uma visita a este pueblo andaluz é uma perfeita opção de excursão para se passar o dia. No próximo post, veremos algumas de suas principais atrações…