Basílica de Santa María – Arcos de la Frontera

Arcos de la Frontera possui um invejável patrimônio histórico religioso que vale a pena conhecer, graças às inúmeras e importantes igrejas existentes em seu centro histórico. A mais importante delas é a Basílica de Santa María de la Asunción, situada na praça principal do povoado. A fachada que dá para a praça representa um dos símbolos da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA igreja foi edificada sobre a antiga mesquita muçulmana de Arcos de la Frontera no séc. XIV, em estilo mudéjar. Reformas realizadas no século XVI alteraram sua fisionomia, quando passaram a coexistir diversos estilos artísticos. Na fachada principal, por exemplo, se combinam elementos renascentistas e barrocos. Construída em 1520, representa a evolução do gótico final com o renascimento, incluindo detalhes platerescos em seus vãos centrais e pináculos góticos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA portada lateral, chamada de Santa María, foi construída segundo os preceitos góticos com elementos platerescos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA torre somente foi levantada no séc. XVIII, pelo arquiteto Vicente Catalán Bengoechea.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém deste arquiteto, participaram da construção da igreja vários outros de renome, como Diego de Riaño, uma das figuras centrais do plateresco na Andaluzia, além de Martín de Gainza e Hernán Ruiz II, arquitetos fundamentais do Renascimento Andaluz. Já no interior da Basílica de Santa María predomina a arquitetura gótica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo destaque, o coro, realizado em 1728 e seu belíssimo órgão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERABelas capelas adornam o espaço interior…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPodemos contemplar pinturas murais que ainda se conservam…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO maravilhoso Retábulo Maior foi realizado em 1585, e nele se representa cenas da vida da Virgem Maria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1931, a Basílica de Santa María de la Asunción foi declarada Bem de Interesse Cultural, e recomendo sua visita num passeio por esta encantadora cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s