Medina Sidonia – Segunda Parte

Neste segundo e último post sobre Medina Sidonia conheceremos alguns de seus lugares mais emblemáticos, além daqueles que vimos na matéria anterior. Um de seus símbolos mais famosos é o Arco de la Pastora, uma porta de acesso ao recinto árabe construída no mais puro estilo muçulmano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta belíssima porta foi construída em época califal (séc. X). Está constituída por dois arcos de ferradura e uma escada, como podemos ver acima. Os arcos estão apoiados por colunas, cujos materiais utilizados pertenceram ao Templo de Hércules, edifício do período romano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma parte da muralha ainda se conserva ao lado do Arco de la Pastora.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA outra porta que integrava a antiga muralha árabe, e que sobreviveu à passagem do tempo, é o Arco de Belén. No entanto, muitas reformas posteriores alteraram seu aspecto original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPassando pelo Arco de Belén encontramos a Igreja Mayor de Santa María de la Coronada, o principal templo religioso da cidade. Declarada Bem de Interesse Cultural, foi construída sobre uma igreja anterior de estilo mudéjar, que por sua vez foi edificada sobre a mesquita principal da cidade muçulmana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA construção da igreja iniciou-se em 1518, durante o governo do IV Duque de Medina Sidonia, Juan Alonso Pérez de Guzmán, e finalizou-se em 1615, na época do VII Duque, Alonso Pérez de Guzmán El Bueno.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInfelizmente, a igreja se encontrava fechada, e não pude conhecê-la por dentro. Ao lado do templo estão sendo realizadas escavações arqueológicas….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir vemos algumas fotos de seu centro histórico….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAMedina Sidonia é uma cidade que possui muitos outros lugares de interesse, mas o tempo que dispunha era escasso e não me permitiu conhecê-los. De qualquer forma, espero que esta pequena mostra seja suficiente para que tenham uma ideia da riqueza de seu patrimônio histórico. Finalizo com uma imagem do Edifício da Prefeitura, que combina elementos do barroco e do neoclassicismo. Construído entre os séculos XVII e XVIII, em seu interior se encontra o Arquivo Histórico da cidade, uma verdadeira joia com documentos de grande importância, como um pergaminho de 1268, assinado pelo monarca Alfonso X “El Sábio”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

1 comentário Adicione o seu

  1. Pedro Pacheco disse:

    Gostaria muito que você fizesse uma visita a Belmonte(Cuenca), Alarcon e Chinchilla.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s