Cádiz – Comunidade de Andaluzia

Nos anos 60, uma emissora de rádio de Cádiz assim iniciava sua programação: “Aqui Cádiz, a cidade mais antiga do Ocidente”. A afirmação é verídica, pois a cidade conta com uma história de mais de 3 mil anos. Admite-se sua fundação pelos fenícios procedentes de Tiro, no séc. XII aC. Este povo de grandes navegantes não utilizavam as vogais em seu alfabeto, e conheciam a localidade com o nome de GDR (Gádir), cujo significado poderia ser “recinto amurralhado”. De fato, Gádir foi o enclave fenício mais importante da Península Ibérica e dela partiu Aníbal para a conquista da Itália.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois de finalizada as Guerras Púnicas com a vitória militar dos romanos sobre Cartago, se construiu uma nova cidade, a Gades Romana, que tornou-se a principal localidade de Hispania situada na costa, desde o Estreito de Gibraltar. Alcançou grande prosperidade, graças principalmente à pesca do atum.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos grandes achados arqueológicos pertencentes a época romana é o famoso Teatro, encontrado por acaso em 1980. É considerado o teatro romano mais antigo entre todos os conhecidos na Península Ibérica, e o segundo maior da Hispania, superado apenas pelo Teatro de Córdoba. Tinha capacidade para receber 20 mil espectadores, uma enormidade, levando-se em conta que a cidade estava habitada por cerca de 50 mil habitantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs escavações realizadas deixaram à mostra apenas uma parte do teatro, e algumas outras podem ser vistas no subterrâneo do local construído como  Centro de Interpretação do Teatro Romano de Cádiz, onde podemos conhecer sua história e importância. Uma maquete nos permite visualizar como era realmente…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO teatro foi construído no séc. I aC, e abandonado no séc. IV dC. Sobre suas ruínas os árabes edificaram uma fortaleza. Abaixo vemos uma bela panorâmica em preto e branco da Cádiz atual, que me impressionou durante a visita ao teatro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo sucedeu com as antigas cidades da Espanha, Cádiz foi dominada pelos visigodos com a decadência do Império Romano e pelos árabes a partir do séc. VIII dC. Em 1262 foi reconquistada pelo rei Alfonso X “El Sábio” e incorporada ao Reino de Castilla. Sobre os restos romanos, um novo recinto de muralhas foi construído.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1596, a cidade foi saqueada e destruída por uma esquadra anglo-holandesa, devido a guerra entre Espanha e Inglaterra. Sua importância portuária se renova no final do séc. XVII, quando a antiga Casa da Contratação de Comércio, responsável pelas atividades mercantis com o continente americano, é trazida de Sevilha a Cádiz. A cidade se transforma no principal porto marítimo do país a partir de 1700, quando contava com 40 mil habitantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma série de acontecimentos bélicos afetaram a cidade no começo do séc. XIX, como a famosa Batalha de Trafalgar (1805) e o Sítio de Cádiz (1810/1812), quando a cidade foi conquistada pelo exército de Napoleão. Superado este complicado período de sua história, a cidade floresceu novamente, e sua composição urbana atual deriva deste momento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom a Desamortização de Mendizábal (1836), novos espaços públicos foram criados para a população com a derrubada de antigos conventos, como muitas das praças que vemos hoje em dia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos passeios mais agradáveis que podemos fazer em Cádiz contorna a antiga muralha defensiva, oferecendo belas vistas do entorno e espaços ajardinados de grande beleza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANas próximas matérias veremos alguns dos principais pontos turísticos da cidade de Cádiz. Não percam !!!

2 comentários Adicione o seu

  1. Excelente texto! Desejei rever Cadiz – o que penso fazer em junho próximo. Obrigada pelas leituras proporcionadas pelo te blog.

  2. Lugar lindo….Sempre acompanhando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s