Um Passeio por Cádiz – Parte 2

Desde tempos remotos, Cádiz é conhecida como a Cidade das Torres. Isso graças às inúmeras torres que se erguem pelo centro histórico, cuja finalidade era servir de mirante para a vigilância do tráfico portuário. Em 1770, haviam 160 torres, das quais se conservam 129. A mais alta e conhecida é a Torre Tavira, situada no Palácio dos Marqueses de Recaño, construída no séc. XVIII no estilo barroco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA torre recebeu este nome pois desde 1778 era um antigo posto de controle do porto gaditano, a cargo do oficial da marinha Antonio Tavira. O local é visitável, e uma de suas maiores atrações é a câmera escura, que nos oferece imagens instantâneas da cidade. Seu funcionamento está baseado num princípio ótico que consta de um espelho e duas lentes que projetam imagens do exterior, sobre uma tela branca côncava, situada numa sala completamente escura. Dessa forma, podemos observar cenas reais ocorrendo na cidade, além de conhecer em tempo real suas ruas, praças e monumentos. As vistas do alto da torre abarcam toda a cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACaminhando pelo centro histórico vemos placas comemorativas que celebram acontecimentos de grande transcendência que ocorreram na cidade, como a segunda viagem de Cristovão Colombo ao continente americano, quando saiu do porto de Cádiz em 25 de setembro de 1493.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém da Catedral, que veremos em breve, Cádiz possui outras belos templos religiosos, como a Igreja de San Antônio, situada na praça homônima. Construída em torno a 1770 no estilo barroco, foi reformada no séc. XIX e suas altas torres se destacam na fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de Santa María, também monastério de freiras franciscanas, foi o primeiro convento erguido na cidade, em 1527. O assalto combinado de Inglaterra e Holanda no final do séc. XVI a deixou em péssimas condições, e teve que ser reconstruída no começo do séc. XVII, quando junto a ela foi edificada a Capela do Nazareno.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERACádiz possui alguns belos edifícios que chamam a atenção, como este que vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos mais importantes é a Casa Consistorial, sendo que a prefeitura se encontra no mesmo local desde o séc. XVI. O edifício atual foi construído em duas etapas. A primeira, neoclássica, foi iniciada em 1799 pelo arquiteto Torcuato Benjumeda. Na segunda, em 1861, foram colocados seus elementos decorativos por Manuel Garcia Alamo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Colégio Público Campo del Sur se localiza numa bela construção, cujos dados históricos não pude encontrar…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos outros lugares interessantes da cidade, onde se homenageiam personagens ilustres, e algumas de suas mais importantes praças.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm aspecto que me impressionou na cidade, além de seus diversos monumentos e longa história, são a grande quantidade de espécies vegetais que podemos contemplar, muitas delas importadas de outros locais do mundo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s