Museu Lázaro Galdiano – Madrid

Além do Museu Arqueológico Nacional, que vimos recentemente numa série de posts, na Calle Serrano de Madrid podemos visitar outro espaço cultural de referência na capital espanhola. O Museu Lázaro Galdiano acolhe uma das mais impressionantes coleções particulares do país, e sua visita é um verdadeira aproximaçao ao mundo da arte, em todos os âmbitos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJosé Lázaro Galdiano (Beire-Navarra: 1862/Madrid-1947) foi um grande colecionador de objetos artísticos, além de editor e um homem de negócios. Junto com sua esposa Paula Florido, formou uma imensa fortuna. Ao falecer em 1947, cedeu todos seus bens ao estado, que criou a Fundação Lázaro Galdiano um ano depois. Em 1951, se inaugurou o museu em que são expostos as obras adquiridas durante toda sua vida, no local que lhe serviu de residência, o chamado Palácio Florido.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Museu Lázaro Galdiano possui uma célebre pinacoteca, imprescindível para a história da Pintura Espanhola, bem como quadros pertencentes a várias outras escolas europeias. A coleção de esculturas e Artes Decorativas compreende um período que se prolonga do séc. VI aC ao século XX. No total, são mais de 13 mil objetos de imenso valor artístico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1903, Lázaro Galdiano casou-se em Roma com Paula Florido y Toledo (1856/1932), uma dama argentina. Durante a Guerra Civil Espanhola, o casal abandonou o país, passando a residir em Paris e depois em Nova York. Em ambas cidades, Lázaro Galdiano teve a oportunidade de ampliar a sua já vasta coleção. Em 1945, regressa a Madrid, instalando no Palácio Florido os objetos adquiridos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo editor, fundou e dirigiu a revista “La España Moderna” no final do séc. XIX, uma excelente alternativa cultural ao leitor espanhol da época, cuja publicação visava formar uma opinião pública sólida e crítica a respeito não só da arte, mas da própria história do país. Lázaro Galdiano reuniu também uma grande quantidade de livros raros, como a famosa Bíblia Poliglota do Cardeal Cisneros e vários códices medievais. Documentos de valor incalculável, como cartas de Goya e do escritor Lope de Vega, enriqueceram ainda mais sua coleção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Palácio Florido foi assim denominado em homenagem a sua esposa. Em seu projeto e na direção das obras participaram vários arquitetos, no período compreendido entre 1903 e 1908. O resultado final da construção, segundo as palavras do próprio Galdiano, se caracteriza por um estilo renascentista bastante sóbrio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAÉ uma verdadeira delícia passear ao redor do jardim que circunda o palácio. Baseado nos princípios da jardinaria e do paisagismo do séc. XVIII, seu caráter francês se adapta ao gosto espanhol, produzindo um recanto onde a natureza e a arte se combinam de modo perfeito.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Na realidade, trata-se de um dos poucos conjuntos de palácio e jardim que sobreviveram em Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Fundação Lázaro Galdiano administra uma importante biblioteca, um gabinete de estampas e desenhos, além de ser responsável pela edição da prestigiosa revista “Goya“. Está sediada num edifício anexo ao palácio, conhecido como “La España Moderna”, cuja função inicial era de pavilhão destinado a escritório, centro administrativo e de armazém para a antiga revista. Como o palácio, possui um estilo clássico, mas do projeto original se conserva somente a fachada, pois o interior foi profundamente reformado pelo arquiteto Fernando Chueca Goitia para adaptá-lo como sede da fundação. Acolhe também um auditório e salas de exposições.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANas próximas matérias, vocês poderão conhecer algumas das principais obras do museu, bem como o interior do Palácio Florido, por si só, de grande interesse.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s