Museu Lázaro Galdiano – Parte 2

No post de hoje, veremos o interior do Palácio Florido e algumas de suas salas principais, que acolhem pinturas, esculturas, artes decorativas e uma enorme quantidade de objetos diversos, todos eles de grande reconhecimento artístico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm várias partes do palácio foram colocadas as iniciais dos nomes dos antigos proprietários, Lázaro Galdiano e sua esposa Paula Florido

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO vestíbulo principal comunica com as demais dependências do interior, servindo como eixo central do palácio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs detalhes decorativos são abundantes, embelezando ainda mais o museu….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs tetos das salas principais foram ornamentados com pinturas realizadas por Eugenio Lucas Villamil (Madrid: 1858/1919). Este pintor espanhol se destacava por sua habilidade compositiva e suas cores alegres. Alguns dos quadros atribuídos a Goya na realidade foram realizados por ele. O próprio Villamil homenageou o artista aragonês num dos seus trabalhos no palácio, retratando algumas obras do genial pintor. No centro, por exemplo, vemos a “Maja Vestida

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo gabinete da família, Eugenio Villamil pintou uma alegoria da atividade de mecenas realizada por Lázaro Galdiano, além das virtudes da caridade e do amor. No fundo à esquerda, vemos a representação do Palácio Florido.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo salão de bilhar, cenas de jogos e diversões infantis…

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sala de refeições, o pintor representa a deusa Flora, uma alusão ao sobrenome da esposa de Lázaro Galdiano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo denominado Salão de Honras, uma alegoria das Quatro Estações…

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém reuniu alegoricamente as artes…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalmente, no despacho e na biblioteca, Villamil homenageia as letras espanholas, exaltando a importância universal de sua literatura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma vez vistas tanto sua parte interior, quanto a exterior, nas próximas matérias veremos algumas das principais obras expostas no Museu Lázaro Galdiano.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s