Museu Lázaro Galdiano – Arte Europeia

Além da pintura espanhola, motivo de orgulho para Lázaro Galdiano, o museu que reúne sua coleção artística possui uma grande quantidade de obras pictóricas de outras escolas europeias, como a francesa, italiana, flamenca, alemã e, inclusive, inglesa, uma raridade nos museus do país. Segundo o próprio Lázaro Galdiano, a apreciação da arte desenvolvida no continente ao longo dos séculos proporcionaria uma elevação do nível cultural do povo espanhol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlgumas das escolas representadas no museu, como a italiana e a flamenca, estão intimamente relacionadas com a arte espanhola, pois foram habituais na corte do país importantes pintores de ambas, como Ticiano e Rubens, por exemplo. Veremos, pois, as obras que mais me impressionaram daquelas que compõem o acervo do museu, referentes às escolas citadas. Da Arte Flamenca, podemos admirar um belo quadro pertencente ao grupo de El Bosco, nome pelo qual é conhecido aqui na Espanha o pintor Hieronymus Bosch. O quadro foi realizado em 1500.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADa primeira metade do séc. XVI, vemos o Tríptico da Adoração dos Reis Magos, de Jan Van  Dornicke.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe 1552, o retrato do rei D.Juan III de Portugal, executado por um dos grandes retratistas deste século, Antonio Moro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe mediados do séc. XVII, podemos admirar a obra “A Entrada na Arca de Noé“, de Jan Brueghel

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA coleção de obras italianas também se destaca por seu valor artístico. De Jacobo Chimanti de Empoli, vemos a “Estigmatização de São Francisco“.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA arte italiana compreende um período histórico que vai do séc. XIV ao XVIII. Abaixo, uma maravilhosa escultura do florentino Michelangelo Naccherino, em que retrata a Cristo preso à coluna, de 1614.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA pintura gótica europeia pode ser admirada nas salas do museu, como neste quadro em que se representa a Crucificação de Cristo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo e último post sobre o Museu Lázaro Galdiano, veremos a incrível coleção de Artes Decorativas que alberga. Imperdível….

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s