Murcia

A Comunidade Murciana, uma das 17 comunidades autônomas que constituem a Espanha, situa-se na região sudeste da Península Ibérica. Seu clima mediterrâneo com algumas características semidesérticas lhe proporciona muitos dias ensolarados ao ano, com escassas precipitações. Por este motivo, os 180 km de litoral que possui se transformaram num importante destino turístico, tanto a nível nacional, quanto estrangeiro. Sua capital, Murcia, é uma agradável cidade com aproximadamente 400 mil habitantes, cuja população é aberta e hospitaleira. Estive por primeira vez na cidade há alguns meses atrás, e fiquei encantado com sua história, gente e gastronomia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Comunidade Murciana é conhecida como a “Horta da Espanha”, graças a importância de sua agricultura, na qual se destacam suas verduras e legumes. O elemento essencial de sua fertilidade é o Rio Segura, que corta a comunidade e atravessa a cidade de Murcia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu desenvolvimento esteve intimamente relacionado ao rio e sua agricultura prosperou graças ao eficiente sistema de irrigação criado pelos árabes, os fundadores da cidade. Na foto acima, vemos a Ponte Velha, a mais antiga da cidade. Abaixo, vemos uma antiga foto, tirada mais ou menos do mesmo local, com a torre da catedral no lado esquerdo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Ponte Velha, feita totalmente de pedra, finalizou-se em 1742 e substituiu uma anterior de madeira, que se destruiu depois de uma enchente provocada pelo Rio Segura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte central da ponte podemos observar um marcador que foi colocado para determinar a altura do rio durante as épocas de maior quantidade de água.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Ponte Velha também é conhecida como a Ponte dos Perigos, em virtude da capela que se situa num dos lados do rio e que alberga a imagem da Virgem dos Perigos, de grande veneração na cidade. Segundo a tradição, a santa protegia os murcianos toda a vez que cruzavam o rio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERABem próximo a ponte foi colocada uma curiosa escultura de um enorme peixe…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA segunda ponte construída na cidade ficou conhecida como a Ponte Nova, também chamada Ponte de Ferro, devido a sua estrutura metálica composta por vigas parabólicas. Projetada em 1894 pelo arquiteto José María Ortíz, foi concluída em 1903 e seu uso é exclusivo para pedestres.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs habitantes de Murcia possuem outra alternativa para atravessar o rio, através de uma bela passarela, construída há alguns anos atrás.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cidade de Murcia foi fundada pelos árabes em torno ao ano 825. Com o objetivo de acabar com as constantes lutas internas entre os distintos grupos árabes da região, o emir de Córdoba Abderramán III decidiu fundar um novo núcleo urbano, em que pudesse exercer a autoridade no lugar. Bem protegida por sólidas muralhas, a Mursiya muçulmana desenvolveu-se rapidamente, transformando-se num importante centro regional. Deste período se conservam uma parte das muralhas, pertencentes ao séc. XII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1266, Murcia foi reconquistada pelo rei Jaime I, “El Conquistador”, no momento de maior esplendor de sua época árabe. Depois deste grande acontecimento histórico, o sistema defensivo da cidade continuou sendo utilizado, mas sofreu várias reformas durante a Idade Média. Uma parte deste complexo defensivo pode ser visitado num museu que conserva os restos de sua muralha medieval.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO museu, que chama a atenção por sua combinação de cedro americano, aço e vidro, está localizado na Praça de Santa Eulália, cujo nome é uma referência a uma das portas de acesso da muralha medieval edificada no séc. XV, que podemos ver no museu. Um moderno sistema de áudio e vídeo ajuda a entender a importância histórica da muralha e sua evolução ao longo dos séculos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm painel com os distintos nomes que a porta recebeu no decorrer de sua história também foi colocado no museu.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos próximos posts, veremos as muitas atrações que nos reserva a cidade de Murcia, suas praças, monumentos, a bela catedral, o impactante cassino, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s