Belas Praças de Murcia

As primeiras transformações urbanas da cidade de Murcia ocorreram no séc. XIX, depois que a maior parte das muralhas que a cercavam foram derrubadas, pois impediam seu crescimento. No séc. XX, amplas e modernas avenidas transformaram a cidade num núcleo cosmopolita e principal cento da comunidade. Apesar disso, seu centro histórico não oculta sua origem árabe. A parte mais antiga situa-se ao redor da catedral, onde estava situada a Mesquita e o Alcázar. No post de hoje e nos próximos veremos algumas das praças mais importantes e belas de Murcia, que acolhem seus edifícios mais significativos. Ponto de encontro de seus habitantes, a Plaza del Cardenal Belluga (Cardeal Belluga, em português) está presidida pela catedral e por outras construções de importância.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta praça homenageia a Luis Antonio de Belluga y Moncada (1662/1743), um personagem importante de sua vida religiosa e pública. Além de cardeal foi nomeado, durante o reinado de Felipe V, virrey de Murcia e Valencia. Realizou obras de grande relevância para a melhoria de vida dos habitantes da cidade, como a construção de hospitais, a criação do Seminário de Teólogos, melhoras no sistema educacional, além de colonizar terras e fundar novos núcleos de população. No centro da praça situa-se o Palácio Episcopal, construído na segunda metade do séc. XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Palácio Episcopal ocupa o local do antigo Alcázar, que foi derrubado para dar maior visibilidade para a catedral. De estilo rococó e planta quadrada, o Palácio Episcopal conta com um interessante pátio interior composto por dois níveis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma escada monumental permite o acesso à parte superior do pátio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA construção do palácio durou 30 anos. Enquanto a fachada norte se encontra na Praça do Cardeal Belluga, a fachada sul está voltada para a Plaza de la Glorieta, que veremos à continuação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das principais características da Praça do Cardeal Belluga é sua riqueza de estilos, desde o barroco da catedral e do palácio, passando por edifícios de caráter eclético com toques modernistas, como vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO arquiteto espanhol Rafael Moneo projetou um edifício anexo da Prefeitura de Murcia, dando um aspecto contemporâneo à praça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm tradicional local de passeios dos murcianos, a Plaza de la Glorieta de España foi construída em 1821. O lugar é muito bonito, e seus jardins floridos e fontes colaboram para tanto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEstá localizada na parte de trás da Praça do Cardeal Belluga, cujo monumento em sua homenagem foi colocado junto à fachada sul do Palácio Episcopal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos a fachada sul do Palácio Episcopal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo centro da Plaza de la Glorieta de España está situado o edifício histórico do Ayuntamiento de Murcia. Também denominado Casa Consistorial…

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe estilo neoclássico, o edifício foi construído em 1848 no local de uma antiga casa árabe. Tive a sorte de poder entrar no local e tirar uma foto do interior….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s