Belas Praças de Murcia – Parte 2

Continuando nosso passeio pelas Belas Praças de Murcia, no post de hoje veremos outros lugares da cidade que merecem ser conhecidos, por seus edifícios representativos e também por sua história. A Plaza de Santo Domingo, por exemplo, foi o lugar onde se realizava o mercado entre os séculos XIII e XVII. Espetáculos como corridas de touros eram organizados no local. Atualmente, um ficus centenário recebe o visitante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlgumas construções relacionados a arquitetura moderna da cidade embelezam a praça, como o Edifício Cerdá, de 1929.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa praça podemos ver também casas nobiliárias como o Palácio de Almodóvar, datado do séc. XVII, com uma bela fachada ornamentada com a figura de dois gigantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Plaza de Santo Domingo recebeu este nome devido à Igreja de Santo Domingo, pertencente a um antigo convento da Ordem Dominicana que existia no lugar. O Real Convento de Santo Domingo foi fundado em 1265 durante o reinado de Alfonso X e se transformou na primeira instituição educacional de Murcia. Em 1836, foi afetado pela Desamortização de Mendizábal, e o convento foi extinto, permanecendo somente a igreja e uma pequena capela junto a ela. Em 1871, o templo foi cedido aos jesuítas, que permanecem até hoje. O curioso desta igreja é que possui duas fachadas. A que dá para a Plaza de Santo Domingo foi realizada totalmente em tijolo com uma sóbria decoração. A construção atual é do séc. XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtravessando o Arco de Santo Domingo chegamos à Plaza de Julián Romea, onde se encontra a outra fachada, pela qual se entra na igreja (a fachada acima não possui portas…).

OLYMPUS DIGITAL CAMERANesta fachada, vemos uma decoração mais rica que na anterior, com as figuras de São Francisco e Santo Domingo no centro, e os escudos das Ordens Dominicana e Jesuíta nas laterais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Plaza de Julián Romea recebeu este nome em homenagem a um famoso ator murciano do séc. XIX. Está presidida pelo belo Teatro de Romea, que também  homenageia o citado ator.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Teatro de Romea foi inaugurado em 1862 pela rainha Isabel II, mas teve que ser reformado várias vezes. Abaixo, vemos a porta de entrada…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEmbora não esteja nas proximidades de ambas as praças, aproveito para mostrar uma das instituições culturais mais ativas da cidade, cuja sede encontra-se no Palácio de Almundi, construído no séc. XV. Este palácio situa-se no lugar onde anteriormente existia um depósito de trigo e armas. Destruído por um raio nos primeiros anos do séc. XVII, no século seguinte foi reformado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, exerce a função de Arquivo Municipal e sala de exposições, com uma ampla atividade cultural.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s