Arquitetura Contemporânea – Madrid

A matéria de hoje está dedicada a alguns edifícios, que apesar de sua “pouca idade”, já se transformaram em símbolos da nova arquitetura que está sendo realizada em Madrid. O primeiro que vamos ver foi construído no novo Bairro de Sanchinarro, sendo denominado Edifício Mirador (Mirante, em português).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizado em 2005, foi projetado pelo estudo de arquitetura holandês MVRDV, em colaboração com a arquiteta Blanca Lléo Fernández. Este edifício residencial está formado por distintos blocos que se diferenciam por suas cores e texturas. Estão superpostos para criar uma estrutura vertical perfurada. No centro, se abre um grande vão central, que cumpre a função de um terraço de uso comum e que oferece estupendas vistas do entorno, como um mirante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAForam utilizados 9 blocos independentes ao redor do vão central, sendo que cada um foi planejado de forma diferenciada, proporcionando diversos tipos de apartamentos. Apesar de suas inovações, o Edifício Mirador foi alvo de várias polêmicas e críticas. No entanto, é inegável o valor de sua atrevida arquitetura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutras construções se caracterizaram pelas soluções técnicas encontradas, que possibilitaram que fossem edificadas segundo critérios de sustentabilidade ambiental. Um deles é o edifício sede da Companhia Petrolífera Repsol, situado no centro da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO conjunto de edifícios se compõem por 4 blocos, situados ao redor de um jardim. Projetado pelo arquiteto Rafael de la Hoz Castanys, é um dos poucos centros corporativos localizados no centro da capital espanhola, já que a grande maioria se encontra em zonas afastadas da área central.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos destaques de seu projeto é a fileira de pórticos elevados que parecem levitar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAVários critérios de sustentabilidade meio ambiental foram respeitados em seu planejamento, como a utilização de materiais reciclados, fontes alternativas de energia e acessibilidade para pessoas com problemas de locomoção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA utilização de luz natural foi empregada em todas as áreas do edifício. Nos espaços internos a temperatura é controlada por um sistema de monitoramento climático que mantêm a temperatura agradável, aumentando a qualidade laboral de seus empregados. O conjunto oferece aos funcionários uma cafeteria, academia de ginástica e um centro médico, entre outros serviços.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA empresa de cervejas Heineken instalou-se num novo edifício situado no Bairro de Montecarmelo, e foi planejado segundo as mesmas normas ambientais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConsta de 4 andares reservados para os escritórios da empresa, dois andares subterrâneos para garagem e uma zona comercial situada no nível da rua. Um dos projetos mais interessantes realizado em Madrid nos últimos anos, está formado por uma fachada composta por 2 mil metros quadrados de peças cerâmicas, que contribuem para uma maior eficiência energética.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesenhado pelo arquiteto Javier Pinilla, combina os espaços fechados com áreas abertas, ocupadas por elementos naturais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO projeto bioclimático da construção possibilitou a incorporação de uma arquitetura sustentável e, ao mesmo tempo, funcional, com a consequente melhora das condições de trabalho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s