Palácio de Deportes – Madrid

Um dos locais preferidos do madrilenho para assistir espetáculos diversos, desde atividades esportivas, concertos, etc é o Palácio de Deportes, situado na Calle Goya.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo mesmo local onde atualmente se localiza esta importante casa de espetáculos, em 1874 se inaugurou a segunda Plaza de Touros permanente de Madrid, pois a anterior, situada bem próxima à Porta de Alcalá, havia sido derrubada para que fosse realizado o processo de ampliação da cidade, conhecido como Ensanche. De estilo neomudéjar, como muitas das outras existentes, teve uma vida curta, tornando-se pequena e sendo substituída já na década de 30 do séc. XX pela atual Plaza de Touros de Las Ventas. Abaixo, vemos uma foto antiga desta praça de touros que não existe mais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO primeiro Palácio de Deportes construído na cidade inaugurou-se em 1960, feito de concreto armado e cobertura metálica. Em 1985 foi reformado, mas um incêndio ocorrido em 2001 o deixou em ruínas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAReconstruído em 2002, três anos depois foi novamente inaugurado. Partes das estruturas do edifício anterior foram aproveitadas, como as fachadas, por exemplo. Atualmente, se denomina Barclaycard Center, uma empresa que obteve o patrocínio do local.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA nova reforma possibilitou a ampliação da construção e o aumento de sua capacidade, que pode chegar a 16 mil espectadores durante os concertos que nele se realizam.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUtilizado como um pavilhão multiuso, sua estética estruturalista baseou-se no emprego do metal e do vidro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, o Palácio de Deportes é usado para as partidas de basquete da Liga Espanhola por dois times da capital, o Real Madrid e o Estudiantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAproveito para comentar que bem em frente ao Palácio de Deportes se encontra uma das poucas obras que podem ser vistas em Madrid do genial artista catalão Salvador Dalí, uma escultura denominada “Dólmen de Dalí“.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa década de 80 do século passado, o então prefeito da cidade Enrique Terno Galván decidiu dedicar um espaço ao famoso pintor, que por isso mesmo recebeu o nome de Praça Dalí, numa área que estava sendo reurbanizada. Inaugurada em 1986, a origem da obra também se relacionou com uma campanha de difusão cultural sob o nome de “Viva la Gala“, uma homenagem à mulher e musa de Salvador Dalí, falecida três anos antes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Dólmen em si mede 13m, sendo que a pedra horizontal é uma rocha natural, enquanto as verticais foram talhadas. Em frente ao Dólmen, Dalí concebeu uma escultura de bronze e patinada em negro, que se assenta sobre um pedestal cúbico de granito negro polido. Em cada uma de suas faces foram colocadas as iniciais do nome GALA.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO propósito de Dalí era erguer um monumento a ciência e a técnica como expressão dos maiores êxitos da humanidade. Para tanto, escolheu um Dólmen, por ser considerada a primeira expressão construtiva da história humana. A escultura simboliza a Isaac Newton, uma referência científica e do progresso humano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s