Cartagena Romana

Um novo período histórico se inicia para Cartagena, quando a cidade de Cartago é destruída pelo Império Romano durante o transcurso da Segunda Guerra Púnica. O general romano Publio Cornelio Escipión conquista a antiga cidade púnica de Qart-Sadasht em 209 aC, recebendo a partir de então a denominação de Cartago Nova. Com o tempo, transforma-se na principal cidade da chamada Província Hispania Citerior. Foi durante a época do Imperador César (44 aC) quando passa a ser uma colônia de direito, recebendo o título de Colônia Urbs Julia Nova karthago, com um estatuto jurídico próprio, comparado ao da própria Roma.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACartago Nova viveu em época de Augusto seu momento de máximo esplendor e um imenso projeto de reformas urbanas se realiza, dotando a cidade de construções administrativas, civis e religiosas. Um dos monumentos conservados mais importantes do período de Augusto é o Teatro Romano, construído durante os últimos anos do séc. I aC.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConstruído num local densamente povoado, se aproveitou a ladeira rochosa para que fosse construída boa parte do recinto onde os habitantes pudessem assistir os espetáculos. A fachada do teatro possuía 16m de altura, e certamente causaria um grande impacto àqueles que chegavam a cidade por mar. Sua capacidade é estimada em 6 mil espectadores, e todos eles ocupavam um local determinado, segundo a hierarquia social. Os mais humildes presenciavam os espetáculos na lotada parte superior, enquanto os destacados magistrados ocupavam os privilegiados locais inferiores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO teatro, além de sua função lúdica, constituía o local perfeito para a propaganda política e religiosa do imperador, personificado em Cartegena por dois jovens príncipes, Cayo e Lucio, que provavelmente foram os financiadores da obra e de sua ornamentação, segundo os restos arqueológicos encontrados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo final do séc. II dC, o Teatro Romano de Cartagena sofreu um incêndio, cuja destruição fez com que jamais se recuperasse. Os elementos arquitetônicos foram empregados mais tarde na remodelação de novos espaços destinados a praças e mercados públicos nos séculos IV e V dC.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEntre os séculos XI e XIII, perdido qualquer resto do teatro, se construíram residências islâmicas em seu entorno, que depois se tornaram os primeiros assentamentos cristãos após a reconquista da cidade em 1243.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois de quase 20 anos de trabalhos arqueológicos, o Teatro Romano foi recuperado, constituindo um um dos monumentos mais importantes da cidade. O edifício conhecido como Palácio de Pascual de Riquelme, situado em frente à Prefeitura de Cartagena, se converteu num grande museu concebido pelo reconhecido arquiteto Rafael Moneo, que conduz o visitante desde a Praça do Ayuntamiento até o interior do Teatro Romano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO museu se articula em dois edifícios distintos, unidos por um corredor subterrâneo. As salas que o conformam foram divididas tematicamente, onde podemos apreciar elementos decorativos do teatro e comprovar a importância que os mesmos tinham dentro da estrutura do Império Romano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém do mais, os achados arqueológicos incluem uma casa construída no séc. II aC, que foi demolida para a construção do teatro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma cripta construída no séc. XIX, cuja singularidade radica que sua planta se adaptou às dimensões de duas dependências pertencentes a uma casa romana do séc. I aC, sendo que seus pavimentos foram utilizados para o solo da capela.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANão bastassem tantas coisas interessantes, podemos contemplar também os restos da antiga Catedral de Santa Maria, levantada com as pedras romanas do teatro. Reformas posteriores foram feitas e a igreja passou a ocupar parte do espaço do antigo teatro. Sua origem se remonta ao séc. XIII, depois de restituída a Diocese de Cartagena, logo após a reconquista pelos cristãos. Coma transferência da capitalidade eclesiástica para Murcia a igreja, ainda sem finalizar, se transformou apenas numa simples paróquia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de Santa Maria sempre esteve em más condições de conservação, graças ao seu progressivo abandono. Finalmente, entre 1899 e 1904, foi reconstruída pelo arquiteto Victor Beltrí, mas os danos ocasionados pela Guerra Civil Espanhola provocaram sua ruína definitiva. Atualmente, forma um conjunto único junto com o Teatro Romano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s