Cartagena Romana – Parte 2

Cartagena conserva um importante patrimônio relacionado ao seu passado romano, como vimos no último post sobre o teatro levantado em época de Augusto. Outra das construções mais importantes do período é o Forum, que foi aberto para visitação em 2012 e ocupa um grande quarteirão de restos arqueológicos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA área preservada está delimitada por 3 calçadas romanas e dois edifícios, as termas e o átrio. Abaixo, vemos uma das calçadas, que se estendia de leste a oeste, denominada decumeno. Sua construção foi datada no séc. I aC. Estavam pavimentadas com pedra calcária e possuíam uma eficiente estrutura de canalização de águas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConstruídas no séc. I dC, as Termas eram locais de ócio e também de reunião social durante o Império Romano. Além de saunas, englobavam as salas frias (frigidarium), também utilizadas como vestiário (apodyterium), salas temperadas e salas quentes (caldarium), onde a água era esquentada por um  sistema de calefação e fornos. Um peristilo ou praça porticada permitia o acesso às termas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. II dC, o espaço desta sala porticada foi ocupado por uma taberna, que permaneceu no local até seu abandono no séc. IV dC.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício do Átrio, construído no final do séc. I aC, tinha a função de celebrar banquetes rituais em honra às divindades de origem oriental, provavelmente Serápis ou Ísis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO espaço estava organizado por um pátio ou átrio composto por 4 colunas, porta de acesso às respectivas salas, onde os banquetes eram realizados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício do Átrio conserva uma interessante decoração pictórica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEstas pinturas foram realizadas no séc. II dC.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. III dC, o edifício perdeu sua função, momento em que foram construídas várias casas. A partir de então, o átrio adquiriu um propósito de elemento distribuidor. Na foto abaixo, vemos uma das casas, que possuía um armazém onde foram encontradas um conjunto de 16 ânforas, para o transporte de vinho e azeite.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACartago Nova contou também com um Anfiteatro, mas o seu material construtivo foi utilizado para a Plaza de Touros da cidade, finalizada em 1853. Lamentavelmente, encontra-se em estado de abandono….

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe Cartago Nova saíam os produtos agrícolas cultivados no interior de Hispania e outros produtos locais, como o sal, ainda que foram a exploração da prata e do chumbo extraídos de suas minas os recursos mais importantes para seu desenvolvimento. A seguir, vemos uma coleção de moedas romanas no Museu de Arqueologia Subaquática, que em breve veremos no blog.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos a matéria com um Milinário Romano, uma coluna cilíndrica, normalmente de granito e formato quadrado. Eram colocados nas calçadas romanas que interligavam as principais cidades.Tinham entre 2 e 4m de altura, e sinalizavam a distância a cada mil passos romanos (cerca de 1481m).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s