Cartagena Medieval e Moderna

No final do séc. II dC e durante todo o séc. III, Cartago Nova sofreu uma profunda crise e boa parte dela foi abandonada. A cidade recupera-se no séc. IV, mas seu perímetro urbano diminui consideravelmente., aproveitando-se os materiais das velhas construções para restituir uma nova imagem urbana, agora convertida em capital do Conventus Carthaginense, título concedido pelo Imperador Diocleciano. Depois da desaparição do Império Romano, Cartagena formou parte dos domínios bizantinos na Península Ibérica, sendo sua capital. No séc. VII, a cidade é completamente destruída pelos Visigodos. Pouco se sabe sobre Cartagena depois deste acontecimento, e volta a ser citada somente no séc. X, quando aparece como um enclave árabe, com o nome de Qartayannat Al – Halfa. Cartagena é reconquistada pelos cristãos em 1245 e no ano seguinte o rei Fernando III lhe outorga o Foro de Córdoba, cuja cópia vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA imposição de um novo modo de vida provocou rebeliões entre a população árabe que permaneceu na cidade (mudéjares), sufocadas em 1264. A partir de então, boa parte de seus habitantes abandonam novamente a cidade. Será somente no séc. XVI quando Cartagena é repovoada e o porto recobra o importante papel que teve ao longo de sua história.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesta época medieval, a construção mais importante é o Castelo da Concepção, situado na parte mais elevada do cerro de mesmo nome, a colina mais alta das cinco que rodeiam o centro histórico. Neste local, durante a época romana, se erguia um templo dedicado a Esculápio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta fortaleza foi construída com os materiais da época romana, que foram reutilizados, assim como com parte das antigas muralhas islâmicas pré existentes. As primeiras notícias deste castelo datam do reinado de Enrique III (1390/1406). A partir do séc. XVI são frequentes os comentários sobre o ruinoso estado da fortaleza. Apesar disso, continuou sendo a praça forte de Cartagena, um local privilegiado para receber os sinais da rede de atalaias (torres defensivas) costeiras em caso de perigo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar da sua progressiva deterioração, em 1915 o castelo passa a ser propriedade da Prefeitura de Cartagena, momento em que é restaurado pelo arquiteto Victor Beltrí, dentro do processo de reurbanização da zona, que se transforma num parque. Atualmente, novamente reformado, o Castelo da Concepção é a sede do Centro de Interpretação da História de Cartagena.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPara se chegar até ele, a melhor forma é subir pelo elevador panorâmico, de 45m de altura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor sua estratégica posição, Cartagena é designada no séc. XVII, base naval, convertendo-se num dos três Departamentos Marítimos da Espanha em 1726.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO séc. XVIII representa um dos períodos culminantes de sua história, graças ao grande desenvolvimento da base naval existente e uma ampliação de seu arsenal bélico, além de uma série de construções militares de defesa e serviços complementares (muralhas, hospitais, quartéis, etc). A maioria destas obras foram realizadas durante o governo de Carlos III (1759/1788), por iniciativa do Conde de Aranda, capitão geral de Valencia e Murcia. Uma das peças fundamentas deste plano defensivo é a Muralha do Mar, que vemos a seguir.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma vez perdida sua função defensiva, inicia-se o lento processo de sua destruição. O aspecto que atualmente observamos da Muralha do Mar é fruto de uma remodelação realizada no final do séc. XX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo entanto, se conserva a Porta do Arsenal, a única porta sobrevivente da muralha construída no séc. XVIII. Em 1865, foi colocada a torre do relógio, que vemos na sequência.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s