Um Passeio pelo Porto de Cartagena

Longe de ser uma zona feia e sem atrativos, a área onde se encontra o Porto de Cartagena oferece  uma grande quantidade de atrações para o visitante, entre museus, monumentos e histórias interessantes. O local está devidamente urbanizado e apto para a caminhada , e percorrer a pé esta parte da cidade requer um bom tempo para poder conhecer toda a oferta cultural existente. Vários são os monumentos nela situados, que celebram fatos marcantes de sua história, e da própria Espanha. Um deles rende homenagem aos heróis de Santiago de Cuba e Cavite, um conjunto escultórico realizado em 1923 e inaugurado pelo rei Alfonso XIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERARealizado pelo escultor Julio González-Pola, este monumento é uma referência à Guerra Hispano-Americana ocorrida em 1898, recordando os marinheiros espanhóis falecidos nas águas de Santiago e Cavite, em Cuba. Este conflito bélico sucedeu devido a intervenção dos Estados Unidos no processo de independência de Cuba, então uma colônia espanhola. Desastrosa para o país, a derrota nesta guerra teve como consequência a perda do controle da ilha caribenha, que se tornou independente sob a tutela norte americana, assim como Porto Rico, Filipinas e Guam. Bem mais recente é o monumento esculpido pelo madrilenho Victor Ochoa, realizado em 2009 em memória das vítimas do atentado terrorista provocado pela organização basca ETA em 1990. Um carro bomba explodiu em frente ao quartel da Guarda Civil de Cartagena. Felizmente, não houve vítimas mortais, mas a explosão causou 17 feridos neste lamentável episódio da história recente de Cartagena.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADois dos principais museus da cidade situam-se na zona portuária. O referente Museu  de Arqueologia Subaquática veremos no próximo post. Já o Museu Naval conta a história da marinha espanhola e da própria cidade, qua passou a ter uma importância considerável depois que foi escolhida como um dos departamentos marítimos do país no séc. XVIII, como vimos recentemente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Museu Naval é uma construção do séc. XVIII, sediado no antigo Quartel de Instrução da Marinha. Infelizmente, não tive tempo para conhecer o interessante acervo permanente e as exposições deste centro cultural imprescindível na cidade, fato que lamento deveras.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar disso, tive  oportunidade de conhecer uma de suas partes principais, dedicada ao cientista, marinheiro e militar espanhol Isaac Peral y Caballero (Cartagena-1851/Berlin-1895). A exposição sobre este grande nome da história militar do país se encontra num edifício anexo, antiga caldeira do arsenal da armada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAIsaac Peral era tenente da Armada Espanhola e foi o inventor do primeiro submarino lança torpedos da história, conhecido como Submarino Peral, que podemos ver de perto na exposição.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAProjetado em 1884, o submarino contava com elementos que logo se tornariam essenciais nos modelos convencionais, como propulsão elétrica, tubo lança torpedos, periscópio, etc. Um boicote político impediu que o projeto de incorporação do submarino ao arsenal da armada espanhola seguisse adiante, apesar das provas técnicas realizadas, todas elas com grande êxito. Logo depois, Isaac Peral pediu baixa definitiva do corpo da marinha e montou uma das primeiras fábricas de renome relacionada à indústria elétrica em todo o mundo. Com o objetivo de eletrificar municípios, empresas e instalações diversas, Peral foi o responsável por montar as primeiras centrais elétricas que existiram na Espanha. Este trabalho pioneiro fez com que fosse reconhecido posteriormente à sua morte em muitas cidades espanholas e também no estrangeiro, que deram seu nome a inúmeras praças, ruas, além de uma grande quantidade de monumentos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos o post com um painel de azulejos que representa a Stella Maris. A ideia da Virgem Maria como uma estrela que guia e protege os marinheiros, pescadores e gente que vive do mar fez com que fosse venerada em muitas comunidades costeiras de todo o mundo, e com Cartagena não foi diferente…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s