Museu de Arqueologia Subaquática – Cartagena

Um dos passeios mais interessantes que podemos fazer pelo Porto de Cartagena é visitar o excelente Museu Nacional de Arqueologia Subaquática, um centro considerado referência deste tema a nível mundial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO museu se originou em 1970, com a criação do antigo Patronato de Escavações Arqueológicas Submarinas. Em 1982, se inaugura o Museu Nacional de Arqueologia Marítima e Centro Nacional de Investigações Submarinas. Uma ordem ministerial de 1983 concebia este espaço como “responsável a nível estatal pela direção e coordenação dos estudos, inventários, tratamento, restauração e conservação dos materiais arqueológicos de âmbito marítimo, tanto procedentes do mar quanto da superfície, assim como os documentos e reproduções relacionados às antigas rotas marítimas.” Em 1986, se realizam seminários de Arqueologia Subaquática, destinados a arqueólogos e restauradores, que se especializam nesta modalidade. Finalmente, em 2008, a instituição inaugura uma nova sede, sendo rebatizada como Museu Nacional de Arqueologia Subaquática. Com 6 mil metros quadrados de superfície, o novo edifício foi projetado pelo arquiteto Guillermo Vázquez-Consuegra.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA exposição permanente do museu encontra-se abaixo do nível do mar, e se organiza em dois blocos que se complementam, proporcionando uma completa visão da arqueologia marítima.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO primeiro bloco denomina-se Patrimônio Cultural Subaquático e oferece uma ampla história da arqueologia como uma disciplina científica, originada no séc. XVIII e estando relacionada com o colecionismo de antiguidades. No séc. XIX, surge um novo método de mergulho que utiliza ar comprimido, permitindo a respiração debaixo da água durante horas. Nos anos 40 do séc. XX, Jaques Cousteau inventa um regulador automático unido às garrafas de oxigênio, permitindo uma maior autonomia para os mergulhadores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO segundo bloco foi chamado de Mare Hibericum, e comenta a história dos primeiros navegantes e a herança náutica dos fenícios, povo marinheiro por excelência da antiguidade. A exposição conta com diversos materiais desta época, destacando os restos de duas embarcações encontradas nas proximidades de Cartagena, na localidade de Mazarrón. O de abaixo pertence ao séc. VII aC.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois, vieram os gregos, cartagineses e romanos. A exposição nos mostra vários cortes de embarcações com seus respectivos produtos, oferecendo uma interessante variedade de técnicas de construção naval, que compreende a antiguidade até a Era dos Descobrimentos, já no séc. XV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASão abordadas também as crenças e superstições ligadas ao mundo marítimo, além das rotas comerciais mais importantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO museu conta com uma excepcional coleção de ânforas, destinada ao transporte de vários produtos que eram comercializados no passado distante, como o vinho, azeite, metais preciosos, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs objetos provenientes das escavações arqueológicas compreendem um período de mais de 2.500 anos, do séc. VII aC até o séc. XIX. A última coleção incorporada exibe parte do tesouro da fragata N.Sra de las Mercedes, composta por mais de 650 mil moedas de ouro e prata. Homenageia também as vítimas do naufrágio, ocorrido em 1804.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo Museu Nacional de Arqueologia Subaquática podemos conhecer as técnicas de exploração e prospecção arqueológicas realizadas no fundo marinho, os cuidados na remoção dos achados, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, publicarei a segunda parte deste incrível museu, e algumas das peças que mais me chamaram a atenção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s