Cartagena Eclética e Modernista

Uma das principais características da paisagem urbana de Cartagena é a grande quantidade de belos edifícios que encontramos num passeio pelo seu centro histórico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEste fato sucedeu porque entre 1874 e o início da Primeira Guerra Mundial (1914), Cartagena gozou de uma grande prosperidade econômica, devido principalmente ao auge da mineração, que favoreceu o desenvolvimento de outras atividades industriais e comerciais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO crescimento então vigente se refletiu na proliferação de novos edifícios, tanto públicos, quanto privados, e na planificação de um novo traçado urbano, que ampliou os limites da cidade. Este processo ficou conhecido como Ensanche, e sucedeu na maioria das grandes cidades da Europa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA nascente burguesia local, ávida por manifestar de forma artística seu status social, busca nas novas formas arquitetônicas um símbolo de sua ascensão e poder. As estéticas eclética e modernista começam a aparecer na cidade, graças ao seu espírito inovador.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs elementos modernistas se manifestaram na decoração de edifícios de base eclética, nos quais se integraram.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANovos e arrojados arquitetos surgiram nesta época, assimilando as novas correntes internacionais da arquitetura. Um dos principais nomes foi Victor Beltrí (Tortosa-1865/Cartagena-1936), autor da maioria dos edifícios modernistas que podemos admirar na cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADurante um bom tempo de minha visita à cidade estive contemplando os detalhes destes edifícios, algo que me surpreendeu muito, pois não sabia que Cartagena possuía um repertório tão variado de arquitetura eclética e modernista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANão consegui, apesar de meu esforço, nenhuma informação sobre os edifícios cujas imagens vemos neste post introdutório sobre o ecleticismo e o modernismo em Cartagena. Nas próximas matérias, entretanto, vocês conhecerão as construções mais famosas que adotaram estas correntes artísticas na cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s