Cartagena Eclética e Modernista – Parte 3

Como vimos nas matérias anteriores, o estilo modernista foi um dos preferidos para a construção de edifícios em Cartagena durante o boom econômico que a cidade ostentou no princípio do séc. XX. No entanto, foi integrado nos edifícios de base eclética, sendo incorporado somente nos detalhes decorativos, principalmente nas fachadas das construções. Um exemplo é a Casa Cervantes, situado em plena Calle Mayor do centro histórico de Cartagena.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs grandes dimensões do edifício se destacam em relação às demais construções circundantes. Construído em 1900, trata-se da primeira obra modernista na cidade, e foi projetada pelo arquiteto Victor Beltrí. Os símbolos relacionados ao comércio, indústria e mineração, bases do crescimento de Cartagena nesta época, são abundantes, uma referência à origem da fortuna de seu primeiro proprietário, o empresário Serafín Cervantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo ano seguinte (1901), Victor Beltrí foi o responsável por outro belo edifício, a Casa Aguirre.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos destaques do edifício é a belíssima torre, rematada por uma incrível cúpula. A fachada foi totalmente decorada em sua parte superior por um conjunto de cerâmicas, que proporcionam um aspecto impressionante à construção. Atualmente, a Casa Aguirre é a sede do Museu Regional de Arte Moderna de Cartagena (MURAM).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADe 1906 é a Casa Maestre, inspirada no Modernismo Catalão. O rico e influente José Maestre encarregou a um arquiteto de Barcelona, Marcelino Coquillat y Llofriu, o projeto de uma residência que superasse as demais que estavam sendo construídas na época.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA O projeto de Llofriu foi dirigido por Victor Beltrí. Este edifício teria uma grande influência na carreira artística de Beltrí e, como consequência, na arquitetura de Cartagena.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInspirada na Casa Calvet de Barcelona, realizada por Antoni Gaudí, na Casa Maestre destaca a fachada, única parte conservada do projeto original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra emblemática construção eclética com detalhes modernistas é a Estação Ferroviária de Cartagena.

OLYMPUS DIGITAL CAMERARealizada pelo engenheiro Rafael Peyroncely em 1907, em seu exterior construiu um corpo central decorado, com um relógio que preside a fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs elementos modernistas podem ser apreciados na estrutura de ferro que se eleva sobre a porta principal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior da estação também estava decorado no estilo modernista, mas atualmente se conserva em seu estado original somente a bilheteria (que não é a utilizada hoje em dia) e algumas luminárias.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos o post com uma foto da parte traseira do edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s