Edifício da Assembleia Regional de Cartagena

Um dos edifícios de caráter modernista que mais me impressionou em minha visita a Cartagena foi a sede da Assembleia Regional, localizado um pouco mais afastado do centro histórico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa realidade, trata-se da sede do Parlamento da Comunidade Murciana, formada por 45 deputados, sendo que Cartagena é sua capital legislativa. Esta bela construção foi iniciada em 1986 pelo arquiteto Rafael Braquehais e finalizada em 1991.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm sua decoração, foram utilizados elementos que caracterizam a paisagem urbana da cidade, combinando materiais vanguardistas com o trabalho artesanal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa fachada com referências modernistas se empregaram as formas curvas e o revestimento de azulejos conhecidos como Trencadís, popularizado pelo arquiteto Antoni Gaudí em Barcelona.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo alto da fachada principal uma mulher e um homem sustentam o escudo da Comunidade Murciana

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos muros laterais aparecem os nomes de muitas das principais cidades da comunidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAntes da entrada, um grande bosque de colunas recorda o Park Guell, uma das maiores obras de Gaudí e também do Modernismo Catalão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInfelizmente, não tive a oportunidade de conhecer o interior do edifício, tão surpreendente quanto sua fachada exterior. No próximo post, vocês conhecerão outro local de grande interesse de Cartagena, um refúgio da Guerra Civil Espanhola, matéria que encerra minha visita à cidade…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s