Igrejas Modernas e Contemporâneas – Madrid

Na primeira metade do século XX surgiram algumas correntes arquitetônicas, como o Funcionalismo e o Racionalismo, que transformaram o conceito, em termos de arquitetura sacra, daquilo que associamos com a construção de um templo religioso. Segundo estes novos princípios, a forma segue a função, e se estes aspectos são devidamente satisfeitos no projeto construtivo, a beleza surgirá de forma natural. A arquitetura buscará a união do belo com o útil, eliminando boa parte dos elementos ornamentais, criando novas soluções espaciais. Em Madrid existem vários templos realizados segundo esta inovadora concepção, cujo resultado deve ser valorizado de acordo com a evolução da arquitetura, numa época em que as igrejas já nao contavam com o patrocínio real, como antigamente. Um exemplo é o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste templo é conhecido como a “igreja dos mexicanos”, por sua titularidade, padroeira do México, como também por ter sido construída pelo arquiteto Enrique de la Mora y Palomar, o primeiro arquiteto deste país em projetar uma construção na Espanha. Recebeu a colaboração do arquiteto espanhol José R. Azpiazu, e finalizaram a construção em 1963.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cobertura da igreja está composta por 8 parabolóides hiperbólicos, ou seja, superfícies criadas a partir de uma parábola com a concavidade para baixo, que se deslizam com outras com concavidades para cima…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior do santuário possui uma planta octogonal, formando seu peculiar aspecto circular.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra igreja de construção inovadora, situada bem próxima ao Santuário de N.Sra de Guadalupe e do Estádio Santiago Bernabéu, é a Paróquia dos Sagrados Corações.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVista do exterior, o templo se parece com uma grande casa. Foi construída em 1964 pelo arquiteto Rodolfo Garcia Pablos, e se reconhece como uma construção religiosa por sua torre exenta (separada do corpo principal) de 50m de altura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAcima, vemos o Estádio do Real Madrid e a torre. Grandes escultores participaram em sua decoração, como Pablo Serrano e José Luiz Sánchez. No interior, o destaque são os modernos vitrais, executados por Muñoz de Pablos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAMais algumas imagens do exterior da igreja…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA próxima matéria estará dedicada a um ícone da arquitetura sacra moderna da cidade, a Igreja de San Pedro Mártir…até lá !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s