Igreja de San Pedro Mártir – Madrid

A Igreja de San Pedro Mártir, localizada no km 7 da estrada que vai a Burgos, é considerada um ícone do processo de modernização da arquitetura espanhola na segunda metade do século XX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta intrigante construção foi projetada em 1955 pelo arquiteto Miguel Fisac e finalizada cinco anos depois, para os padres dominicanos. No exterior da igreja se sobressai a esbelta torre, feita de concreto com um campanário abstrato feito de ferro retorcido. A escada em caracol da torre está descoberta graças aos inúmeros vãos de sua estrutura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior deste templo é magnífico, com sua estudada iluminação interior, que proporciona interessantíssimos efeitos cromáticos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom este inovador projeto, Miguel Fisac quis solucionar o problema espacial ante a necessidade de diferenciar as áreas para os clérigos e para o público. As duas naves do interior se iluminam mediante vitrais situados nos muros, que filtram a luz em tonalidades vermelhas para o local dos religiosos e azuis para a área reservada para os fiéis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos os vitrais…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO presbitério se converteu no local onde confluem ambos espaços, presidido por uma escultura de Cristo realizada por Pablo Serrano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA escultura parece levitar graças ao sistema de cabos idealizado por Miguel Fisac. Além dos vitrais, uma curiosa abertura no teto proporciona luz natural ao ambiente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA luz cai verticalmente sobre a escultura de Cristo, iluminando-a.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém da igreja, existem outros espaços destinados para a comunidade de religiosos, criados com grande capacidade inventiva pelo arquiteto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s