Obras Primas do Museu Reina Sofia – Madrid

O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, este é seu nome completo, é considerado uma das pinacotecas mais importantes da Europa em relação à Arte Contemporânea. Situado próximo ao Paseo del Prado e da Estação de Atocha, constitui juntamente com o Museu del Prado e o Thyssen-Bornemisza o denominado triângulo da arte do Paseo del Prado, uma das áreas com a maior quantidade de obras imprescindíveis de todo o continente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos primeiros posts que realizei no blog, em 17/5/2012, foi dedicado à história do Museu Reina Sofia, e seu quadro mais famoso, o Guernica de Pablo Picasso. O museu ocupa o edifício do antigo Hospital Geral de San Carlos, construído durante o reinado do rei Carlos III em 1781 pelo arquiteto Francisco Sabatini. Por este motivo, o edifício principal do museu é conhecido como Edifício Sabatini, que vemos na imagem acima. Em 1965, o hospital foi enclausurado e declarado Monumento Histórico-Artístico em 1977. Alguns anos depois, a construção foi restaurada e em 1986 inaugurado como museu. Dois anos depois, foram colocados dois elevadores externos de aço e vidro e finalmente em 2001 o museu encarregou ao arquiteto Jean Novel sua mais importante ampliação, dando à instituição um caráter contemporâneo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO acervo do Museu Reina Sofia é impressionante, e sua visita é obrigatória para os amantes da arte que se desenvolveu nos séculos XIX e XX, tanto da pintura espanhola como da realizada em outros países europeus. Nesta série que hoje iniciamos, veremos algumas de suas obras mais importantes, realizadas por artistas consagrados e outros nao tao famosos no Brasil, mas que devem ser conhecidos e valorizados, para uma melhor apreciação do catálogo de obras do museu e sua exposição permanente. Hoje veremos algumas pinturas dos artistas estrangeiros, todos eles conhecidos pelo público. Começamos por Van Gogh (Zundert-Holanda, 1853/ Auvers-Sur-Oise-França, 1890), que no ano de sua morte realizou o quadro O Jardim de Daubieny, um local que o genial pintor sentia grande admiração. Este quadro nao faz parte de sua coleção permanente, e pude admirá-lo numa exposição temporal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA pintura francesa está muito bem representada, com alguns de seus pintores de maior transcendência como, por exemplo, Paul Cézanne (Aix en Provence: 1839/1906). Em 1878, pintou o quadro A Casa do Dr. Gachet em Auvers-Sur-Oise, um povoado próximo a Paris. Graças a sua estreita amizade com Camille Pissaro, Cézanne passou a interessar-se pela pintura de paisagem. O Dr. Paul Gachet foi um médico amigo de muitos pintores impressionistas, além de colecionador de arte. Esta é uma das obras mais impressionistas do autor, mostrando a natureza diretamente de seu ambiente natural, e suas variações cromáticas e de luz.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACamille Pissaro (Saint Thomas-1830/Paris-1903) é considerado um dos fundadores do Movimento Impressionista e personagem fundamental na incorporação da modernidade na pintura. Retratou a vida rural francesa, principalmente paisagens e camponeses trabalhando. O quadro El Sendero del Pueblo (O Caminho do povoado) foi pintado em 1875.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém de Pissaro, vemos o quadro O Rio Sena visto da explanada da Ponte Nova, realizado em 1901, uma obra que contemplei numa exposição temporal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAReconhecido apenas após sua morte, Paul Gaughin (Paris-1848/Polinésia Francesa-1903) é considerado um pintor pós impressionista, e despertou uma grande influência nos artistas vanguardistas franceses e outros pintores modernos de renome, como Picasso e Matisse. De 1885 é o quadro intitulado Paisagem com telhado vermelho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMarc Chagall (Vitebsky, Biellorrusia-1887/ Saint Paul de Vence, França-1985)  é considerado um dos grandes artistas vanguardistas do século passado. A interpretação de temas bíblicos foi recorrente em sua obra, refletindo sua herança judaica. No Reina Sofia podemos ver alguns quadros seus, como um Autoretrato e Judeu em vermelho, ambos pintados em 1914.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa próxima matéria, veremos alguns dos melhores quadros da Pintura Espanhola presentes no acervo do Museu Reina Sofia.

Anúncios

2 respostas em “Obras Primas do Museu Reina Sofia – Madrid

  1. Oi Roberto,

    Estava buscando informações sobre o Reine Sofia e lógico que tinha que dar uma espiada no teu conteúdo. Sempre bom!

    Você lembra em que sala ou andar do museu estão essas obras?
    Obrigada! Sandra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s