Picasso no Museu Reina Sofia

Pablo Picasso (Málaga-1881/Mougins,França-1973) é considerado de forma quase unânime pelos estudiosos e críticos de arte como o personagem mais importante do século XX. Além de ter sido um dos fundadores do Cubismo, participou da grande maioria das correntes artísticas do século passado, realizando em todas elas obras fundamentais de grande maestria e repercussão, tanto na pintura, quanto na escultura. O acervo permanente do Museu Reina Sofia exibe várias de suas obras, que veremos hoje no blog. De sua fase inicial veremos 3 quadros. Começamos pela obra intitulada La Bebedora de Absinto (1901). Pertencente à chamada fase azul do pintor, apresentando uma mulher amargada num espaço opressivo, que realça a sensação de abandono da personagem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém de 1901 é o quadro Busto de Mujer Sonriente, no qual Picasso retrata uma das mais belas figuras femininas parisienses que realizou durante sua vida na capital francesa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERARealizado entre 1901 e 1904, Mujer en Azul é um dos quadros mais importantes e conhecidos do museu. Picasso pintava de memória mulheres de Paris. Este quadro  também pertence, como o próprio nome indica, a sua fase azul, em que predomina esta cor em suas obras. Foi realizado durante uma temporada em que permaneceu em Madrid, depois de uns dias passados na Cidade da Luz.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA natureza morta é um dos temas mais recorrentes do pintor em sua fase cubista. Abaixo vemos El Frutero (1910), uma das poucas peças deste estilo realizadas por Picasso na Espanha. Pertence ao denominado período analítico, desenvolvido pelo artista entre 1910 e 1912.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe 1939 é o quadro Mujer sentada en un sillón gris. O dramatismo desta obra se explica pelos acontecimentos ocorridos pouco antes de pintar o quadro, como a invasão de Praga pelo exército de Hitler e a conquista de Madrid pelo General Franco. Também está associado à dor pela perda recente de sua mãe, junto com as angustiosas sensações provocadas pela situação política do momento. Além do mais, Picasso parece refletir no quadro as duas mulheres que coexistiram em sua vida naquele período, Dora Marr e Thérese Walter. Este quadro de composição cubista recorda alguns elementos utilizados no famoso Guernica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos a matéria com a escultura intitulada El Hombre del Cordero, realizada em 1943 na capital francesa, então ocupada pelo exército nazista. Nesta obra de grandes dimensões, Picasso esculpe um tema clássico relacionado à iconografia crista, o Bom Pastor. Realizada num só dia, é interpretada como uma reação ao ambiente da França ocupada e como materialização e personificação alegórica da paz e da liberdade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s