Pelas Praças de Badajoz – Parte 2

Continuando o passeio que fiz pelo centro de Badajoz e percorrendo seus variados espaços públicos, hoje veremos a bela Plaza de San Francisco. Esta praça está situada numa zona onde antigamente se encontrava o Convento de San Francisco, do século XIII. No século XVIII, o lugar foi recuperado como um espaço para ócio, mas a praça somente foi construída em 1836.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1894 foi colocado o correto (em espanhol, se diz quiosco), que ainda podemos ver na praça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo estive na primavera, a praça estava repleta de flores. Um dos aspectos que mais me impressionaram foram os bancos, que em 1927 receberam uma decoração feita à base de azulejos com cenas históricas, principalmente relacionadas à conquista do continente americano. Abaixo, vemos a Francisco de Orellana no Rio Amazonas (explorador de Extremadura que foi o primeiro em percorrer o grande rio).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA entrada de Hernán Cortés no México (explorador também nascido na Comunidade de Extremadura).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs conquistadores rezam em ação de graças à Virgem de Guadalupe, cujo culto iniciou-se no Monastério de Guadalupe, situado na comunidade, e se estendeu por boa parte do continente americano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATodos os dias no final da tarde passava por esta praça, pois nela se organizou uma feira de livros, e aproveitava para conhecer gente  e bater um papo com o pessoal da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEntre uma praça e outra, descansava nos vários parques da cidade…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Parque de Castelar é um dos mais frequentados, e foi construído em 1903. Também esta zona pertenceu a uma instituição religiosa, o Convento de Santo Domingo, fundado no século XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEste parque possui mais de 100 espécies de árvores. Outra área verde de grande beleza é o Jardim da Galera, situado ao lado da Alcazaba de Badajoz. Apesar disso, é um dos parques mais desconhecidos da cidade. O nome do jardim é uma referência aos condenados que antigamente partiam para Sevilha no local onde atualmente se encontra o jardim, para cumprir pena numa galera.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Deixe um comentário