La Giralda de Badajoz

Um dos edifícios mais famosos de Badajoz situa-se em plena Plaza de la Soledad, que vimos no último post. O edifício em questão é conhecido como Armazéns La Giralda, em virtude de sua função inicialmente comercial e por ser uma réplica, em escala reduzida, da famosa torre campanário da Catedral de Sevilha, mais conhecida como La Giralda.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta belíssima construção foi realizada no local onde antigamente se situava a Ermita de la Soledad, cuja imagem da Padroeira de Badajoz passou a ocupar uma novo templo, situado ao lado do edifício acima. Foi edificado em várias fases, entre 1923 e 1933, sendo que o projeto foi realizado pelos arquitetos Adel Pinna e Luciano Villegas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA construção se insere dentro do estilo histórico neomudéjar. Além de sua função comercial, que ocupavam os andares inferiores, o edifício também acolhia a residência do proprietário, em sua parte superior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs Armazéns La Giralda foram fundados por Manuel Cancho Moreno, que decidiu construir seu estabelecimento inspirando-se na torre sevilhana como uma forma de publicidade para seu negócio. Os armazéns fecharam em 1978, e o edifício permaneceu abandonado até que a empresa multinacional Telefonica adquiriu o imóvel. Desde 1998, deixou de utilizar o edifício, e atualmente permanece vazio e sem finalidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs detalhes decorativos são abundantes, e se destacam pela cuidadosa elaboração nos distintos materiais utilizados, como o ferro, a madeira, etc. A torre foi rematada pela figura mitológica de Mercúrio, deus do comércio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a fachada lateral…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s