O Carnaval de Badajoz

O Carnaval de Badajoz é um dos mais conhecidos de Espanha, e uma das principais festas de seu calendário anual. Sua história, evolução e fatos marcantes podem ser conhecidos no Museu do Carnaval da cidade, situado numa das fortificações que compõem seu sistema defensivo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO carnaval espanhol possui algumas semelhanças com o carnaval brasileiro, como o desfile de fantasias. A seguir, vemos algumas das fantasias vencedoras do Carnaval de 2015 expostas no museu.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEvidentemente, o Carnaval de Badajoz possui uma personalidade própria, que o distingue dos demais. Aqui as escolas de samba são substituídas pelas denominadas Comparsas, o grupo predominante do carnaval, formado por entre 50 e 150 integrantes. Uma de suas principais características é o caráter social de seus membros, formados basicamente por familiares, amigos ou vizinhos. Os disfarces e fantasias de cada comparsa são elaborados com esmero durante o ano e constituem um motivo de orgulho para cada comparsa. Em uma das salas do museu se explica o processo de elaboração de alguns deles e os materiais utilizados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO gênero musical tocado e cantado no Carnaval de Badajoz é a Murga, popular em vários países latino-americanos, como Uruguai, Argentina, Chile e Colômbia. Os grupos que a tocam também recebem este nome, e uma semana antes do carnaval se realiza um concurso para premiar a melhor do ano. É interpretada por um coro acompanhado pela guitarra espanhola e instrumentos de percussão, e cada grupo realiza sua própria coreografia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANormalmente, as letras das músicas contêm uma forte e ácida crítica social. No concurso,os principais quesitos analisados são a música, a letra, os trajes e a própria apresentação de cada grupo. A muga vencedora habitualmente é aquela que consegue divertir mais o público presente. Abaixo, vemos o traje vencedor da muga ganhadora do carnaval de 2015.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra peculiaridade do Carnaval de Badajoz é o concurso de fantasias realizado para a Boneca Barbie. Abaixo, vemos alguns exemplos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesde 1987, o carnaval é celebrado durante 5 dias, iniciando na sexta-feira com o denominado Pregón, quando normalmente uma pessoa famosa da cidade ou mesmo do país celebra sua abertura. O carnaval finaliza na terça-feira, com as festividades do chamado “Enterro da Sardinha“, presente em vários locais do país. Uma semana antes do carnaval se realiza o concurso de Mugas no Teatro López de Ayala, que vimos em posts anteriores. Finalizo com uma foto de diversos cartazes publicitários de outros anos do Carnaval de Badajoz.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s