Belos Edifícios de Badajoz

Nesta última matéria sobre a cidade de Badajoz, selecionei alguns belos edifícios que me chamaram a atenção por sua beleza, estilo, singularidade e importância histórica. Representam boa parte das tendências arquitetônicas de finais do século XIX e primeira metade do XX. Iniciamos com o belo edifício da Capitania Geral, utilizado para fins militares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO estilo eclético está presente de forma abundante em muitas das construções de Badajoz, como no Conservatório de Música, sediado num palácio do século XIX e que atualmente pertence à Deputação Provincial. Nele destacam a fachada, com referências clássicas, o pátio interior e a cúpula.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEste outro edifício também pertence à Deputação Provincial, e nele algumas salas foram dedicadas a exposições culturais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAlguns edifícios de base eclética foram decorados em seu exterior com formas modernistas, como a Casa Ramalho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm relação ao Modernismo, numerosos são os exemplos de residências construídas ou decoradas no estilo em todo o país, como vimos acima. Mais raras são as construções de caráter industrial. Em Badajoz, podemos apreciar uma delas, a chamada Garage Pla, construída em 1931 como um lugar para reparar automóveis, numa época em que os veículos começaram a inundar as cidades de todo o mundo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPor sua vez, a cafeteria abaixo me impressionou por sua decoração, que me recordou a Art Noveau

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe grande interesse arquitetônico é o antigo Mercado de Santa Ana, edificado em 1937 no estilo Arte Decô pelo arquiteto Rodolfo Matínez. Atualmente funciona como uma biblioteca pública.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFoi muito bom ter passado alguns dias em Badajoz, e conhecer sua história e a hospitalidade de sua gente. Porém, a Comunidade de Extremadura me reservava  outra  grata surpresa, a cidade de Jerez de los Caballeros, que veremos a partir do próximo post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s