Jerez de los Caballeros – Província de Badajoz

Durante minha estadia em Badajoz, tive a oportunidade de conhecer a encantadora cidade de Jerez de los Caballeros, situada na zona sudoeste da Comunidade de Extremadura e a cerca de 1h de ônibus da capital da província, Badajoz. Com aproximadamente 10 mil habitantes, foi declarada Conjunto Histórico-Artístico em 1966, graças ao seu belo centro histórico, em especial suas construções barrocas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuando cheguei à cidade nas primeiras horas da manha, a neblina pairava sobre ela, ocultando parcialmente seus monumentos, mas que logo se dispersou com o calor do sol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das mais prósperas cidades da comunidade, Jerez de los Caballeros destaca-se sobretudo na pecuária, sendo reconhecida pela criação do cerdo ibérico (porco) e a produção de seu saboroso jamón. Na primavera, celebra-se o famoso “Salão do Jamón Ibérico”, uma feira que reúne especialistas de todo o país do laureado “pata negra“, uma das maravilhas da cozinha espanhola. Evidentemente que esta delícia gastronômica fez parte de meu cardápio, acompanhado por azeitonas e uma taça de vinho espanhol. Sem palavras…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA geografia da cidade é um tanto sinuosa, ao estar localizada dentro dos limites da denominada Comarca de las Sierras del Sur, conferindo-lhe seu peculiar atrativo de um povoado repleto de casas brancas e ruas empinadas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAJerez é uma cidade rica em história e monumentos, e em sua paisagem urbana ressaltam as belas torres de suas igrejas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPovoada desde a antiguidade, durante a dominação romana chamava-se Fama Iulia, e alguns restos deste período comprovam sua importância, como uma vila denominada El Pomar, que não tive o privilégio de conhecer. A cidade ampliou-se durante o período visigodo, momento em que surge um enclave medieval em torno a uma pequena igreja dedicada a Santa Maria, no século VI. Na época muçulmana passou a denominar-se Xeris, e se conservam restos materiais, como a Alcazaba, que em breve veremos no blog.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cidade foi reconquistada no primeiro quarto do século XIII pelo rei Alfonso IX de León, e a partir deste momento as Ordens Militares se estabeleceram sobre a região. Inicialmente, a cidade foi entregue à Ordem dos Templários, que tomaram posse do território em nome do rei.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa primeira metade do século XIV, a Ordem dos Templários foi dissolvida. Em 1379, a vila então conhecida como “Xerez próxima a Badajoz” passa a formar parte dos domínios da Ordem de Santiago durante o reinado de Enrique II, e se desenvolve rapidamente. No século XVI, Carlos I lhe concede o título de “Muy Noble y Leal Ciudad”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo final do século XVIII, converteu-se no núcleo mais populoso de toda a Extremadura, depois de Badajoz. Atualmente, Jerez de los Caballeros recebe muitos visitantes, graças a sua beleza e importância de seus monumentos. A partir do próximo post, veremos os principais deles.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s