As Igrejas de Jerez de los Caballeros

Uma das maiores atrações do patrimônio histórico e artístico de Jerez de los Caballeros são, inegavelmente, suas igrejas. Realmente os templos religiosos da cidade impressionam por sua bela decoração exterior, caso da Igreja de San Bartolomé, situada na parte alta da cidade. Foi construída no final do século XV ou no começo do XVI, mas seu aspecto atual se deve às reformas realizadas no século XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConsiderada uma das obras mais genuínas do barroco na Extremadura, a Igreja de San Bartolomé foi declarada Bem de Interesse Cultural em 2013. As formas barrocas da fachada se complementam com uma decoração a base de cerâmica de grande qualidade. Foi estruturada como se fosse um autêntico retábulo, sendo que em sua parte inferior vemos colunas salomônicas, típicas do barroco, e pilastras com azulejos representando a São Diego de Alcalá e São Antonio Abad. No segundo corpo, as imagens de São Antonio de Pádua e São Francisco de Assis. No último corpo, foi esculpida uma estátua de São Fernando.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA fachada lateral se apresenta de um modo diferente ao da entrada principal da igreja, graças a que foi levantada sobre uma tribuna, franqueada por uma escada dupla. Elementos neoclássicos e barrocos completam o conjunto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro elemento de destaque é a elegante torre, que foi construída pelo arquiteto Martín Pérez depois que a anterior foi derrubada em 1759, provavelmente devido aos efeitos causados pelo Terremoto de Lisboa quatro anos antes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom 70m de altura, possui planta quadrada, e seus diferentes níveis vão diminuindo de tamanho na medida em que a torre ganha altura. O primeiro corpo da torre foi erguido com pedra de granito. O segundo foi belamente decorado a base de gesso e barro vidriado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA outra bela igreja que vamos ver hoje é a Paroquia de Santa María de la Encarnación, situada no bairro de mesmo nome. Este templo é considerado o mais antigo da cidade, pois parece que sua origem se remonta à época visigoda (século VI).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEvidentemente a igreja foi reformada diversas vezes, e as mais importante das reabilitações foram realizadas nos séculos XVI e XVIII.OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs formas mais simples e puras da torre desta igreja contrastam com a exuberância decorativa das demais. Uma pena que as igrejas somente abriam em horários de culto, que não coincidiram com minha estadia na cidade. Pude conhecer por dentro apenas a bela Igreja de San Miguel, que veremos no próximo post. Finalizo com uma foto geral da Igreja de Santa María

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s