Complutum – Casa de Hippolytus

Um pouco afastada do bairro Regio II, que vimos na última matéria, a Casa de Hippolytus constitui  o outro recinto arqueológico em Alcalá de Henares da antiga Complutum Romana, cuja visita recomendo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO conjunto arqueológico representam as ruínas de um antigo colégio para jovens, que pertencia a uma das famílias mais proeminentes da cidade. Sua origem data da segunda metade do século I dC, sendo reformado no século III dC. Já no século V, foi utilizado como uma necrópole. A Casa de Hippolytus foi aberta ao público em 1999 e formava parte de um grupo de edifícios e jardins da família dos Anios, que construíram um mausoléu dentro do colégio, descoberto em 1881 e infelizmente desaparecido.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA construção da Casa de Hippolytus foi um ato benéfico da família, como sede de uma instituição educacional com infraestrutura para ócio e reuniões. A maior parte dos restos conservados correspondem às reformas realizadas no século III dC. Abaixo, vemos uma representação do aspecto que provavelmente possuía a casa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das áreas mais importantes do conjunto é o jardim, que estava composto por uma grande variedade de espécies vegetais (olmos, cedros, etc), sendo que várias delas tinham uma procedência oriental, além de uma rica fauna, fatos que sugerem uma recriação de um jardim exótico oriental, algo excepcional no mundo romano. A seguir, vemos um dos restos conservados e uma representação do mesmo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAComo espaço público que era, a Casa de Hippolytus possuía termas para os banhos, e se conservam os pilares de tijolo do sistema de aquecimento da água, denominado Hipocausto. Como de costume nas Termas Romanas, estavam compostas pelas zonas de água fria, temperada e água quente (frigidarium, tepidarium e caldarium) e estavam orientadas em direção sul, com uma maior incidência de raios solares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVemos também restos de uma piscina trilobulada, assim denominada por seu formato. Originalmente, se encontrava fechada e coberta por uma cúpula e se chegava a ela através de um pátio coberto por um pavimento de mosaicos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFrequente nas termas e também nos colégios eram as letrinas, uma sala retangular que funcionava como uma espécie de banheiro coletivo, com um sistema de encanamento para a evacuação das águas fecais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADe grande interesse arquitetônico, a sala abovedada foi construída durante a reforma no século III dC. Sua avançada técnica construtiva permitiu que pequenos tijolos de cerâmica proporcionassem uma estrutura articulada que se podia dobrar, conseguindo a curvatura desejada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA casa possuía um espaço sagrado dedicado à deusa Diana, divindade associada à caça e aos bosques. Possivelmente havia uma outra sala dedicada a Hércules, padroeiro da juventude e símbolo dos valores heroicos que se transmitiam aos jovens. Também era habitual o culto ao Gênio da Juventude, curiosamente representado por um homem adulto. Deste local se conserva uma coluna e fragmentos de uma estátua de Diana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAComplutum conta com uma das coleções mais interessantes de Mosaicos Romanos de toda a Espanha. É considerado um conjunto singular por seu caráter urbano, já que a maioria dos mosaicos conservados estão relacionados com vilas rurais. Abaixo, vemos alguns existentes na Casa de Hippolytus.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm destes mosaicos é verdadeiramente excepcional, pois foi assinado por Hippolytus, o artista que o realizou, que acabou dando o nome a todo o recinto arqueológico. O mosaico em si representa uma cena de pesca, e possuía uma finalidade didática, com um amplo catálogo da fauna marinha do Mar Mediterâneo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADesde o século III e ao longo do século IV dC, Complutum conheceu um grande desenvolvimento, mas a partir do século seguinte inicia-se sua decadência com a queda do Império Romano. A cidade progressivamente é abandonada e a invasão muçulmana em 711 provoca o colapso da antiga cidade romana. A cidade árabe é fundada num outro local, num dos cerros que cercam a cidade atual a 630m de altitude, e passa a ser denominada Qalat abd Al-Salam. Para sua construção, foram utilizados os materiais dos edifícios e casas da antiga Complutum.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s