Universidade de Alcalá de Henares: Os Colégios Menores

Com a fundação da Universidade de Alcalá de Henares, o Cardeal Cisneros criou um completo plano educacional para a juventude da época, que compreendia desde o atual ensino primário até o ensino superior. A fundação do Colégio Maior de San Ildefonso foi acompanhada da criação dos denominados Colégios Menores. O próprio cardeal foi o responsável da fundação de 6 deles, um dos quais o Colégio-Convento dos Franciscanos de San Pedro y San Pablo. Trata-se de um edifício anexo ao Colégio Maior, e junto com este foi o único Colégio de Menores que funcionou desde o início das aulas da universidade, em 1508. Atualmente, o edifício é a sede da Gerência da Universidade de Alcalá.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fundação da universidade transformou completamente a paisagem de Alcalá de Henares, e praticamente surgiu uma nova cidade dentro da outra pré existente. Apareceram novos edifícios que passaram a integrar o conjunto universitário, como os Colégios Menores. Cada um deles tinham sua própria origem e regras e possuíam uma relativa independência, mas todos eles estavam subordinados à universidade, representada pelo Colégio Maior de San Ildefonso. A maioria destes colégios estavam destinados para crianças e jovens pobres. Alguns dos colégios idealizados por Cisneros, mas que ele não pôde fundar em vida, foram finalmente criados após a sua morte, com o intuito de cumprir o desejo pessoal do cardeal. Outros colégios, que não estavam nos planos do Cardeal Cisneros, foram criados por particulares para estudantes pobres, mas que deveriam ter uma procedência concreta estipuladas por seus fundadores. Um exemplo é o denominado Colégio de Málaga, fundado pelo Bispo de Málaga D.Alonso de Moscoso em 1610.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício foi construído por Juan Gómez de Mora e constitui um dos principais exemplos do barroco com características madrilenhas da cidade de Alcalá de Henares. Neste colégio se davam os cursos de Teologia e Direito Canônico. Atualmente, é a sede da Faculdade de Filosofia e Letras.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAJá o Real Colégio Menor de San Felipe y Santiago, como o próprio nome indica, foi fundado por um rei, Felipe II, em 1551. No entanto, o edifício que vemos atualmente foi realizado durante o reinado de seu filho, Felipe III, e também projetado por Juan Goméz de Mora, sendo concluído em 1669. Por este motivo, é conhecido como Colégio del Rey. Atualmente, é a sede do Instituto Cervantes, e nele se realizam exposições temporais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADepois da fundação da universidade, quase todas as ordens religiosas existentes na Espanha chegaram à cidade para a criação de colégios-conventos onde seus membros pudessem estudar. Um total de 19 novos edifícios transformaram Alcalá numa das cidades com a maior quantidade de conventos do país. A seguir, vemos o Colégio-Convento dos Carmelitas Calçados

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Colégio Menor de Teólogos ou de la Madre de Dios

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Colégio-Convento de Mínimos de São Francisco de Paula, atualmente Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Colégio-Convento dos Trinitários Descalços, fundado em 1601.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Colégio-Convento dos Clérigos Menores de San José ou dos Carracciolos, uma referência ao nome do fundador da Ordem dos Clérigos Menores, San Francisco Caracciolo. O edifício foi construído no começo do século XVII pelo arquiteto Fray Lorenzo de San Nicolás.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Colégio-Convento de San Basilio Magno, atualmente sede do curso de Belas Artes da Universidade de Alcalá de Henares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo momento em que entrei no edifício, alguns membros de uma associação da cidade chamada Comparsas de Gigantes e Cabezudos de Alcalá estavam ensaiando para os dias festivos de agosto, em que se celebram diversas atividades culturais pela cidade em comemoração ao quarto centenário da morte de Miguel de Cervantes. Foram extremamente simpáticos comigo, me permitiram a entrada, me mostraram os gigantes que saem pelas ruas e até me deixaram tirar uma foto do grupo. Um final de dia perfeito para minha visita a Alcalá de Henares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizo a matéria comentando que a cidade chegou a possuir até 50 colégios menores no total, e atualmente a grande maioria pertence à Universidade de Alcalá e funcionam como sedes de faculdades, locais de exposições culturais e centros administrativos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s