Universidade de Alcalá de Henares – Última Parte

Encerramos a matéria sobre a Universidade de Alcalá de Henares com este texto, que alternaremos com algumas fotos da cidade. Com menos de 8 anos de idade, os alunos ingressavam nos Colégios Menores onde aprendiam gramática, latim e grego num curso com duração de 3 anos. Depois, aprendiam Lógica, Dialética e Física ao longo de 3 anos mais. Ao final deste curso, recebiam o título de Bacharelato, que habilitava o aluno para o Colégio Maior de San Ildefonso, onde deveria optar entre as carreiras de Teologia, Medicina, Direito Canônico e Arte num regime de internato que durava 8 anos. Outra característica diferenciadora deste programa de ensino é que estava aberto às classes menos favorecidas da sociedade, algo inovador no panorama cultural daquela época. Abaixo, vemos um retrato do Cardeal Cisneros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Universidade Cisneriana ou Complutense de Alcalá de Henares tornou-se uma referência como instituição de ensino a partir de sua fundação no início do século XVI, englobando o século XVII e parte do XVIII. A partir de então inicia-se seu processo de decadência, e a universidade entra no século XIX marcada pela deterioração do ensino e a corrupção administrativa. Ao mesmo tempo, em 1821 se cria a Universidade Central de Madrid, que com o tempo se transformaria na Universidade Complutense de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1836, uma ordem real suprimia a Universidade de Alcalá de Henares, e suas cátedras foram levadas a Madrid. Junto com outros centros de ensino como o Real Estudios de San Isidro e o Real Museu de Ciências Naturais, se fundou uma nova instituição que reuniria todos estes cursos num só local, a Universidade Complutense de Madrid, que com o tempo se tornaria a universidade pública mais antiga da capital. Depois de 1836, os edifícios que faziam parte da desaparecida Universidade Cisneriana  foram vendidos e passaram a pertencer a proprietários particulares. Este período foi nefasto para o patrimônio da antiga universidade. O mais prejudicial proprietário das dependências da universidade foi Don Francisco Javier de Quinto Cortés, que expoliou (levou para outros lugares)  a maior parte de sua riqueza artística. A seguir, vemos uma excepcional maquete do centro histórico de Alcalá de Henares, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1998, que pode ser visto na própria universidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADiante da possibilidade de desaparecimento do patrimônio da cidade, foi criado uma comissão para a conservação e proteção dos antigos edifícios que pertenceram à universidade. Assim surgiu a denominada Sociedade de Condueños, fundada em 1851 pelos próprios habitantes de Alcalá, que compraram os edifícios dos antigos particulares. Atualmente, os herdeiros daqueles que formaram parte da sociedade continuam sendo proprietários de uma parte importante dos antigos edifícios universitários, muitos dos quais foram arrendados à atual Universidade de Alcalá. Um monumento pode ser visto no local onde se criou a comissão, em frente à residência do Bispo de Alcalá de Henares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1960, o Colégio Maior de San Ildefonso e sua igreja foram restaurados e se inaugurou o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Funcionários, que continua funcionando no interior do colégio maior. Em 1975 se estabeleceram em Alcalá de Henares algumas faculdades dependentes da Universidade Complutense de Madrid, para descongestionar o campus universitário da capital. Dois anos depois um decreto real assinado pelo monarca Juan Carlos I devolvia à Alcalá de Henares sua instituição mais querida, a Universidade de Alcalá de Henares, cuja nova denominação foi reconhecida em 1981. Atualmente, se oferecem os cursos superiores de Medicina, Ciências, Farmácia, Economia, Direito, Filosofia, letras e Artes. Finalizamos a matéria sobre a universidade, mas continuaremos conhecendo a cidade, e muitas outras histórias continuarão sendo contadas, e interessantes lugares mostrados, como o histórico Teatro Cervantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s